Um banheiro planejado pode ser definido como um projeto detalhadamente pensado para otimizar ao máximo esse cômodo tão importante. Afinal, um banheiro deve ser confortável e funcional, além de demonstrar beleza e uma boa decoração. Para isso é preciso pensar bem no projeto do espaço e ter alguns cuidados quando for executá-lo.

Aproveite o espaço com marcenaria no seu banheiro planejado

Os banheiros são, geralmente, espaços menores nos quais você precisa pensar muito bem antes de montar. Isso porque cada coisa é fixada em um local, então não há como trocar de lugar depois. Sendo assim, os armários planejados para banheiros são uma excelente escolha para aproveitar o espaço ao máximo e conseguir guardar os produtos utilizados.

Banheiro planejado: veja as dicas e vantagens

Projeto de banheiro feito por Leila Dionizios

O espaço que fica embaixo da pia é ótimo para aproveitar e inserir armários. Se não sobrar local para alocar o cesto de roupa suja, esse pode ser um bom lugar para colocar um cesto interno e otimizar seu banheiro planejado.

Armários e bancadas suspensas tornam a limpeza muito mais fácil. Entretanto, perde-se um pouco dos locais de armazenamento. Uma outra forma de ganhar espaço é colocando um acabamento inteiriço, fechando o armário até o chão. Para finalizar, pode ser utilizado o mesmo material usado no piso.

Aproveite o espaço com marcenaria no seu banheiro planejado

Banheiro planejado feito pela arquiteta Leila Dionizios

Móveis planejados para banheiro

O grande benefício do investimento em um banheiro planejado é poder usar todos os espaços desse cômodo. Móveis planejados para banheiro podem ter diversos designs, acabamentos e cores a sua escolha. Porém, é essencial que esses móveis apresentem harmonia junto ao estilo de decoração do ambiente.

Uma boa dica é investir em móveis que tenham várias divisórias internas. E, se for possível, móveis que contenham compartimentos para acomodar itens mais específicos, como produtos de beleza e higiene pessoal, por exemplo.

No momento de escolher os móveis planejados para o seu banheiro, é preciso saber bem quais são as suas necessidades. Isso porque um armário pode ter várias gavetas, ou várias divisórias, enfim, há diversos modelos. Saiba exatamente o que deseja para não ter nenhum arrependimento.

Os móveis devem apresentar harmonia junto ao estilo de decoração

Projeto de banheiro por Leila Dionizios

Banheiro planejado grande

Não pense que os banheiros planejados são direcionados apenas para quem tem pouco espaço. Quem dispõe de um ambiente maior pode usar mais armários e prateleiras e investir na decoração, para que o banheiro fique ainda mais bonito e com a sua cara.

Mesmo com o espaço maior, ainda assim é preciso ter cautela e trabalhar bem aquilo que você mais gosta. Algumas pessoas optam por mais gavetas, outras por mais prateleiras. Há quem goste de deixar os produtos expostos, mas também tem aqueles que preferem esconder tudo atrás das portas.

Para banheiros na suíte de casal, existe a possibilidade de fazer um investimento em uma grande bancada, que tenha duas cubas. Para banheiros espaçosos de mulheres que moram sozinhas, é possível também investir em mais luzes em volta do espelho, transformando a bancada em um camarim. E ainda podem deixar espaço livre na bancada para expor os itens de maquiagem.

Banheiro planejado grande: ótimo para decorar

Banheiro planejado pela arquiteta Leila Dionizios

Se você está construindo ou reformando, a melhor alternativa é fazer o projeto do seu banheiro planejado com um arquiteto. Esse profissional pode te ajudar a otimizar e decorar seu ambiente com muito mais perfeição. E se espaço não é um problema para você, que tal pensar em ter um jardim de inverno?

Há várias espécies de plantas para dentro de casa. Assim, você pode investir em vasinhos para as prateleiras ou bancadas, ou possuir plantas maiores em um canto do ambiente, deixando seu banheiro ainda mais sofisticado.

Vantagens de ter um banheiro planejado

O conforto e a versatilidade oferecidos pelos móveis planejados são os melhores caminhos para quem está atrás de beleza, funcionalidade e praticidade. Adquirir soluções planejadas é ótimo para qualquer cômodo da casa, inclusive para o banheiro. Veja as principais vantagens de ter um banheiro planejado:

Sofisticação

Através do design moderno, toda a personalidade e elegância da decoração podem ser perceptíveis em qualquer cômodo de uma casa, inclusive no banheiro. Um ambiente planejado será muito mais agradável e confortável e, inclusive, mais bonito.

Vantagens de ter um banheiro planejado

Projeto de banheiro feito por Leila Dionizios

Higiene

Quando se trata de banheiros, esse item é indispensável! Um projeto planejado deixa a limpeza mais simples, tanto pela forma como os móveis são dispostos quanto pela qualidade dos materiais utilizados. Até mesmo os cantos mais difíceis ficam mais fáceis de limpar, não deixando que bactérias se acumulem.

Circulação

Os projetos planejados são pensados, principalmente, para um melhor aproveitamento do espaço. Além disso, oferecem mais segurança, já que os móveis são adequados às necessidades das pessoas que irão utilizar o local.

Organização

Banheiros planejados permitem que você organize melhor os itens de uso pessoal, as toalhas e os estoques de sabonete, produtos de cabelo, papel, etc.

Está pensando em fazer o seu banheiro planejado? Entre em contato com o escritório de arquitetura Leila Dionizios, onde os sonhos do cliente são o combustível para desenvolver os melhores projetos de arquitetura residencial.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: