Decorar um cômodo pequeno costuma ser uma tarefa um pouco difícil, mas quando se trata de banheiros, a situação pode se complicar. Isso porque o banheiro é um dos cômodos mais utilizados da casa, por onde todos circulam e que necessita de estratégias para se ficar sempre bonito e organizado por mais tempo. Por isso, muita gente se pergunta: como decorar banheiros pequenos?

Como decorar banheiros pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Veja as dicas e estratégias do escritório de arquitetura Leila Dionizios para decorar banheiros pequenos:

1. Revestimentos: em um banheiro pequeno, a maior parte da decoração dependerá dos revestimentos escolhidos, por isso é preciso dar especial atenção a esses itens. A estratégia é escolher peças com cores claras e neutras que ajudam a ampliar o espaço visualmente. Enquanto os tons escuros dão a impressão de que as paredes estão mais próximas, tons claros fazem com que elas pareçam mais distantes. No entanto, não é necessário que tudo seja branco. Bege, cinza e tons pastéis contribuem bastante na hora de decorar banheiros pequenos. Para alegrar o ambiente, criar algum detalhe com pastilhas coloridas pode ser uma boa ideia.

2. Louças: outro ponto importante da decoração do banheiro pequeno são as louças, que podem contribuir muito para o visual do espaço. A escolha das louças vai depender tanto da estética quanto do espaço disponível; por isso, antes de escolher, meça e avalie o quanto cada item pode ocupar no espaço.

Geralmente usam-se louças claras no banheiro, que dão uma sensação de mais higiene e limpeza, mas também é possível encontrar louças coloridas. No entanto, elas podem passar a sensação de que o banheiro é ainda menor, portanto, cuidado ao utilizar essas peças.

Como decorar banheiros pequenos Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

3. Metais: quem vai decorar banheiros pequenos deve investir em bons metais, pois essas peças não ocupam muito espaço e podem contribuir muito com o visual do cômodo. Muitas empresas têm investido em designs diferenciados para suas peças, buscando valorizar cada vez mais os banheiros. Portanto, pesquise bastante, pois com certeza será possível encontrar metais para banheiro que combinam perfeitamente com o seu projeto.

4. Espelho: todo banheiro precisa de um espelho, seja ele grande ou pequeno. Mas em um banheiro pequeno, o espelho tem papel fundamental, pois amplia visualmente o cômodo e ajuda na sua iluminação. Escolha uma peça de boa qualidade, própria para banheiro, para que ela não distorça a imagem e nem se degrade rapidamente. Também vale a pena investir em um espelho com película desembaçante.

5. Móveis: é importante evitar a tentação de integrar móveis demais ao espaço, para que o banheiro fique mais espaçoso. Escolha peças realmente úteis, que vão deixar o banheiro pequeno organizado e funcional. Além disso, é importante que os móveis sejam próprios para ambientes úmidos e o material seja impermeabilizado, garantindo, assim, a durabilidade da peça. Se possível, dê preferência a móveis sob medida para banheiro, que aproveitaram melhor cada espacinho disponível do cômodo.

Como decorar banheiros pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

6. Porta de correr: com pouco espaço, fica ainda mais difícil abrir e fechar portas tradicionais. Por isso, as portas de correr podem ser uma boa opção, tanto para a entrada do banheiro quanto para box e móveis.

7. Nichos e prateleiras: mesmo no banheiro é possível explorar verticalmente o cômodo com nichos e prateleiras. Para tanto, é preciso ter cuidado para não atingir nenhum cano na hora da instalação. Outra opção é utilizar acessórios para banheiro com ventosas, o que torna desnecessário furar as paredes. Dê preferência a nichos e prateleiras de vidro ou material transparente, que não vão interferir muito na iluminação do cômodo.

8. Iluminação: Ponto fundamental para valorizar qualquer cômodo, é importante ter um projeto bonito e eficiente. Muitos banheiros tem apenas um ponto de iluminação central, que pode não ser suficiente para iluminar o cômodo de forma eficiente. Ter uma luz sobre a pia é importante, principalmente na hora de fazer a barba ou a maquiagem. Além disso, acrescentar um ponto de luz no box pode adicionar um efeito estético interessante.

Para decorar banheiros pequenos, as lâmpadas leds são as melhores soluções, pois além de mais econômicas, não causam aquecimento do cômodo.

Como decorar banheiros pequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

9. Somente o essencial: às vezes, acumulamos no banheiro uma série de itens que não precisam estar neste espaço, como revistas, livros, maquiagens, perfumes, desodorantes, etc. E quando temos um banheiro pequeno, liberar espaço é fundamental! Por isso, organize bem tudo o que está dentro do cômodo, coloque cada coisa em seu devido lugar e jogue fora ou doe aqueles itens que só estão ocupando espaço. Assim, decorar o banheiro pequeno será bem mais fácil.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: