Ter um quarto pequeno já é um desafio. Agora imagine ter que dividir esse espaço diminuto com outra pessoa? Calma! É por esse motivo que a arquiteta Leila Dionizios dá algumas dicas de como decorar quartos pequenos de casal.

quarto-de-casalFonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

O ideal é não se assustar com o tamanho do quarto: mesmo os menores cômodos podem ficar bonitos e jeitosos se houver boa vontade na hora de decorar e dividir o espaço. Lembre-se: O importante é que o quarto de casal fique aconchegante, funcional e transmita um pouquinho da personalidade de cada um que o habita.

É muito importante que o casal participe unido da montagem do novo cômodo, para que ninguém fique sobrecarregado com a decoração do pequeno quarto e nem se sinta excluído da preparação do cômodo que irá dividir. Nada pior do que morar em uma casa que não tem nada haver com a gente. É natural alguém ter mais aptidão para decorar, mas também é muito importante ouvir e aceitar sugestões. As vezes, boas ideias vem de onde menos esperamos.

Dicas de como começar a decorar quartos pequenos de casal

O ideal é começar medindo o cômodo para poder escolher a cama. Este é o principal móvel do quarto e deve caber perfeitamente no cômodo. Dependendo do tamanho do quarto, pode ser preciso adaptar-se e abrir mão da cama king size, substituindo-a por uma de tamanho casal ou queen, quando possível. Afinal, é mais fácil substituir uma cama do que a casa! O ideal é que a cama fique no meio do quarto, criando um espaço para circulação. Mas se isso não for possível, não tem problema encostar um dos lados da cama na parede.

decoração-de-quarto-pequenoFonte: Mia Karlsson Interior Design

Quem tem um quarto de casal pequeno pode e deve aproveitar a parte de baixo da cama, que, em muitos casos, fica ociosa. Para tanto, procure uma cama adaptada: existem camas de madeira que já vem com várias gavetas e nichos, pensadas mesmo para quem precisa de espaços estratégicos de armazenamento. Existem também camas box com a parte de baixo adaptada, proporcionando a seus usuários um melhor aproveitamento do espaço. Utilize esses locais para guardar roupas de cama, toalhas, sapatos e o que mais houver necessidade.

Outro detalhe importante é o uso correto das cores na decoração de quartos de casal. Tons mais fortes e diferentes podem dar personalidade ao cômodo. No entanto, elas também tendem a deixar o espaço parecendo menor. Utilizar cores claras na decoração do quarto de casal pode ajudar a deixá-lo mais amplo e bem iluminado. Claro que não é preciso deixar tudo branco do chão ao teto: tons claros de qualquer cor podem ajudar nessa ampliação visual. Mas é importante que ambos gostem das cores.

Para acrescentar cor e não deixar o ambiente parecendo um quarto de hospital, utilize objetos decorativos coloridos. Cortinas, colchas, almofadas, luminárias… todos esses detalhes podem fazer a maior diferença em como decorar quartos pequenos de casal, ajudando-os a ficar mais aconchegantes e bonitos.

móveis-sob-medida-para-quartos-pequenosFonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

O quarto também precisa de um armário, que deve ser funcional e bem distribuído. Vale a pena considerar fazer os móveis sob medida, pois assim é possível aproveitar cada cantinho disponível da melhor forma. Claro que se não houver possibilidade de desenvolver tal projeto, basta ir a uma boa loja de móveis e escolher um armário que caiba no local destinado a ele e tenha espaço suficiente para ambos. Em ambientes pequenos, instalar um armário com portas sem divisórias pode ser interessante, pois faz ele praticamente sumir na parede.

Para dividir a parte interna do armário, o casal deve entrar em consenso. Dependendo da quantidade de roupas, sapatos e acessórios que cada um tiver, alguém terá que abrir mão de espaços ou praticar o desapego. O ideal é que cada um tenha um espaço equivalente dentro do armário.

objetos-decorativos-para-quartosFonte: Clermont Carpentry

Outro item interessante para se ter em um quarto pequeno é um espelho, que ajuda a ampliar visualmente o cômodo e melhorar a iluminação, criando a sensação de que o quarto está duplamente maior e mais iluminado. Se não houver um espaço na parede para sua instalação, vale a pena ter ou colocar um em uma das portas dos armários ou então atrás da porta. O importante é que a peça seja mantida sempre limpa, para servir bem a seus propósitos.

Não se esqueça que, mesmo que pareça um quarto minúsculo e que nem tudo caberá dentro dele, também é possível explorar o cômodo verticalmente. Neste caso, o uso de prateleiras e nichos é muito bem vindo e pode acomodar todo tipo de coisa, ajudando a melhorar ainda mais a disposição de objetos e a deixar o espaço com a cara do casal!

Tome cuidado com o posicionamento dos móveis, nichos e prateleiras para não obstruir a janela do quarto, deixando o cômodo mais arejado e bem iluminado. Em cômodos pequenos, tampar a janela (ou parte dela) pode fazer com que o espaço pareça ainda menor. Portanto, evite cortinas e persianas de materiais pesados, assim como grades de ferro. Se for preciso proteger as janelas, considere utilizar telas.

quartos-pequenos-de-casalFonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

Com todas essas dicas de como decorar quartos pequenos de casal fica fácil começar o seu projeto. Mas se você ainda tem algum dúvida, visite o escritório de arquitetura Leila Dionizios, que tem uma equipe completa e pronta para desenvolver todo tipo de projeto com muita rapidez e qualidade.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: