Como decorar uma casa alugada

Quem tem um imóvel alugado sempre fica com o pé atrás na hora de decorar os espaços. Para não acabar com uma série de cômodos sem nenhuma graça confira as dicas da arquiteta Leila Dionizios de como decorar uma casa alugada.

Como decorar uma casa alugada

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

  • Antes de sair fazendo várias reformas, converse com o proprietário do imóvel e veja a possibilidade de descontar os valores das benfeitorias no valor do aluguel. Muitas vezes, é possível fazer acordos vantajosos para ambas as partes.
  • As paredes são fáceis de mudar e a pintura é um item que não custa muito caro. Além disso, ao final do contrato, é obrigatório pintar as paredes antes de entregar o imóvel. Portanto, invista nisso.
  • Lembre-se que cores claras ampliam visualmente o espaço. Portanto, quem mora em um apartamento com cômodos pequenos deve dar preferências aos tons claros para expandir os espaços. Se você deseja um toque de cor, pinte uma das paredes de um tom mais extravagante, mantendo as outras neutras. Isso cria um grande destaque no cômodo, deixando-o mais moderno.
  • Já quem tem uma casa com cômodos grandes pode investir em tons mais escuros se gostar, pois essas cores criam a sensação de que as paredes estão mais próximas. Com a iluminação certa, os espaços podem ficar bastante aconchegantes. Só é preciso ter cuidado para a casa não ficar muito escura devido a paleta de cores.

    Decorarando uma casa alugada

    Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

  • Outra opção para as paredes são os papéis de parede. Bonitos e bastante na moda atualmente, os papéis de parede tem o poder de mudar a cara de um cômodo instantaneamente. É claro que, como se trata de uma casa alugada, instalar papel de parede pode acabar gerando mais um gasto: o de mandar retirar o revestimento quando imóvel for entregue.
  • Nos locais da casa em que a parede é revestida de ladrilhos há também a opção de utilizar adesivos vinílicos, que são fáceis de instalar e limpar. Quando o contrato de aluguel acabar, é só arrancar o adesivo que a parede ladrilhada volta a sua aparência original.
  • A instalação de quadros, prateleiras e nichos não é proibida. No entanto, ao sair da casa alugada, todos os buracos feitos na parede devem ser tampados antes da pintura começar, para que, ao final do trabalho, ele não apareça.
  • Uma reclamação muito comum de quem mora em imóveis alugados é quanto ao piso. Trocar todo o revestimento da casa pode ser um tanto caro e, se o proprietário não quiser arcar com esses custos, o jeito é investir em alguns tapetes. Eles podem tampar os locais em que o piso está muito feio ou até trincado. E, quando você for se mudar, é só levar os tapetes junto para sua casa nova.

    Casa alugada como decorar

    Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

  • Ao contrário de quem vive em uma casa própria, investir em móveis sob medida pode não ser a melhor decisão para quem mora numa casa alugada. Isso porque nem sempre o móvel vai se encaixar bem num outro espaço. Dessa forma, é melhor investir em móveis de tamanho padrão, que se adequam bem em praticamente todos os espaços.
  • Engana-se quem acha que quem vai decorar uma casa alugada não pode ter um imóvel com a sua cara. Para dar personalidade a decoração o segredo está na utilização de objetos decorativos. Almofadas, luminárias, vasos, relíquias de família, porta-retratos: vale tudo na hora de personalizar o ambiente, deixando-o mais interessante e bonito. O importante é que as peças se integrem bem tanto ao espaço quanto entre si, dando um estilo único, porém conciso, aos cômodos.
  • Outro investimento interessante que dá vida a qualquer cômodo são as plantas. Vasinhos de plantas e flores não costumam ser muito caros e conferem cor e alegria aos diferentes espaços da casa. Mas pesquise bem antes de adquirir um monte de plantinhas para saber em qual cômodo cada uma vai se dar melhor. Os cactos e as suculentas não precisam de muitos cuidados, mas gostam muito de sol. Por outro lado, violetas devem ser regadas todos os dias e não devem ser expostas a luz e calor excessivos.

Gostou dessas dicas de como decorar uma casa alugada? Vai usar alguma na sua casa?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: