Existem cômodos da casa que podem ser subestimados e esquecidos na hora de decorar, pois as pessoas pensam que eles não possuem tanta importância. Esse é caso das lavanderias. Muita gente acha que por ser somente uma área de serviço ela pode ser deixada de qualquer jeito, mas não é bem assim. Por isso, veja como decorar uma lavanderia.

Como decorar uma lavanderia

Saiba como decorar uma lavanderia e melhore seu espaço

Tenha armários funcionais

A área de serviço deve ser bonita, mas nunca pode perder sua funcionalidade. Para isso, devem ser utilizados armários destinados ao armazenamento de itens e produtos de lavanderia, como os diferentes tipos de sabão, panos, produtos de limpeza, vassouras, pás, etc. Tendo um lugar certo para organizar todas essas coisas, seu espaço será sempre funcional.

Penduradores

Os penduradores fixados na parede também são super eficientes para decorar uma lavanderia, além de serem 100% funcionais. Eles são muito utilizados para pendurar vassouras, rodos, tábuas de passar e qualquer outro item que, pendurado, ajude a otimizar o espaço.

Saiba como decorar uma lavanderia e melhore seu espaço

Criatividade liberada

Ao decorar uma lavanderia, você pode, sim, usar toda sua criatividade para deixá-la charmosa e com um toque bem especial. Usar adesivos de parede decorativos, papel contact na máquina de lavar e secadora, cestinhas, acessórios coloridos… Nunca esqueça que a casa é sua, portanto seu gosto pessoal também deve ser refletido em cada canto dela.

Falando em colorir…

Lavanderias, geralmente, são instaladas em espaços bem pequenos da residência. Por esse motivo, é importante deixar que as cores claras e tons neutros sejam maioria na área de serviço. Cores escuras podem pesar o local e torná-lo ainda menor. Isso porque são as cores claras que possuem o poder de passar a sensação de ambiente maior.

Flores e plantas

Usar pequenos vasinhos de flores e plantas pode deixar a decoração da lavanderia muito mais aconchegante. Esses vasinhos serão o grande diferencial, podendo ser de diversos materiais e até mesmo artesanais.

Veja como fazer a decoração de uma lavanderia

Tanques ou pias retangulares e de inox

Na hora de escolher a pia, opte por modelos mais modernos. Isso pode ser bem atendido através das cubas retangulares e revestidas com aço inox. Elas possuem um charme único e possibilitam uma decoração elegante para a lavanderia.

Prateleiras e caixas organizadoras

As prateleiras são ótimas para decorar uma lavanderia. Além de fornecerem um lindo visual, elas permitem que os produtos mais usados na área de serviço fiquem sempre à mão. Para otimizar ainda mais o espaço, caixas organizadoras são uma excelente solução. Elas também podem ocupar as prateleiras ou podem ser encaixadas embaixo dos armários. Ah, não esqueça também dos famosos cestos de roupa.

Não esqueça dos detalhes

Para decorar uma lavanderia, que é um ambiente bem pequeno, os detalhes são extremamente importantes. Invista em quadrinhos nas paredes, detalhes com cores vivas, um papel de parede mais desenhado, prateleiras suspensas… Tudo é válido! Mas atenção: lembre-se de avaliar o espaço disponível para conferir se é possível mesmo inserir determinados itens.

Ao decorar uma lavanderia, não esqueça dos detalhes

Tábua de passar e varal embutidos

Como já citado, algumas áreas de serviço podem ser bem apertadinhas. Isso acaba exigindo que os varais e tábuas de passar sejam embutidos. Isto é, depois de usados, eles se fecham e deixam de ocupar tanto espaço. Essa opção é ótima para a otimização e também muito funcional.

Essas dicas de como decorar uma lavanderia podem ser muito úteis para sua casa. Entretanto, consultar um arquiteto experiente é a melhor opção para realizar qualquer tipo de decoração.

Leila Dionizios é responsável pelo escritório de arquitetura que oferece consultoria e desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial, comercial, corporativa, arquitetura de interiores e gerenciamento e execução de obras. Entre em contato e faça seu orçamento.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: