Sabemos o quanto é difícil decorar uma residência pois são tantos os detalhes que ficamos encarregados da difícil – e gostosa – tarefa de definir cada cantinho. Mas quer saber uma dificuldade maior ainda? Decorar uma sala de jantar pequena. Afinal, ficamos restritos ao espaço e nessas horas cada centímetro conta.

Vamos ao passo a passo. Antes de pensar em decorar uma sala de jantar pequena, é importante definir os tamanhos ideais do mobiliário, levando em consideração sempre a circulação, o espaço entre a mesa de jantar e a parede e, principalmente, o conforto. Lembrando sempre que a sala de jantar é um espaço de confraternização.

Sofá ou cadeira? Esta é uma grande dúvida para muitos. O sofá na sala de jantar nos traz a vantagem de eliminar o espaço que precisamos para uma cadeira, enquanto para a cadeira temos uma distancia mínima “ideal”, digo ideal pois muitas vezes em um apartamento pequenos não é possível ter essa medida, é de 80cm entre parede e mesa e para circulação de 1,20m. No sofá só precisamos de 60cm, além de te proporcionar mais lugares e um canto bem aconchegante.

Este projeto de decoração, em um apartamento no condomínio Mandarim, na Península, Barra da Tijuca, traz um bom exemplo de utilização de sofá na sala de jantar.

Decoração de Sala de Jantar Pequena

Por ser uma área pequena, decidimos usar a mesa encostada em um dos lados, assim ganhamos mais espaço para a dimensão da mesa de jantar. De um lado, utilizamos um sofá confeccionado por nosso estofador de linho na cor crua, do outro usamos cadeiras tulipas giratórias em seda na cor lilás.

Arquitetura Residencial | Apartamento Mandarim Península

O painel em laca branca da continuidade a mesa e serve para embutir a TV de LCD, o pé direito alto agrega ao ambiente amplitude. Dois lustres em linho, confeccionados pela Vigolucci Iluminações dão destaque a mesa de jantar.

O espelho a cima do sofá agrega ainda mais na decoração desse ambiente, além de nos dar a sensação de aumentar, ajuda a setorizar a sala de jantar.

A decoração clean e moderna se integra ao estilo loft do apartamento. As paredes, pintadas em branco sereno da Suvinil com acabamento toque de seda, contrastam com o branco da laca. Uma solução elegante para um ambiente pequeno.

 

Como decorar uma sala de jantar pequena integrando ambientes

Para este projeto de decoração de apartamento na Península, Barra da Tijuca, a solução encontrada foi de ampliar espaços pequenos integrando a outros ambientes. A ideia de decorar uma sala de jantar pequena com outros ambientes fez com que quase dobrássemos o tamanho visual dos cômodos.

Usamos painéis deslizantes (portas de correr), sendo possível integrar o escritório a sala ou simplesmente isolá-lo, transformando-o em um quarto de hóspedes.

O uso do painel de tv foi essencial, dividindo os ambientes mesmo estando com as portas de correr abertas.

Neste projeto abaixo, a escolha da decoração da sala de jantar pequena em tons claros e neutros ampliaram o ambiente e trouxeram mais aconchego. A parede revestida em travertino sofisticou ainda mais ao ambiente. O contraste do aparador em madeira aquece ainda mais o cômodo, além de ser um ótimo apoio para bebidas. Já o uso do espelho teve o objetivo de trazer amplitude na decoração.

Decoração de Sala de Jantar Pequena

O Escritório de Arquitetura Leila Dionizios se localiza na Barra da Tijuca, em um amplo espaço de 100m² e perto do Casashopping, onde pode receber seus clientes com todo o conforto e praticidade. Venha nos visitar.

 

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: