As louças do banheiro são parte importante do projeto de decoração do cômodo. Afinal, num espaço que costuma ter muitos detalhes decorativos, peças grandes são fundamentais para dar estilo. Mas saber como escolher as louças do banheiro nem sempre é fácil.

Escolhendo as louças do banheiro

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Existem muitas opções de louças para banheiro no mercado, o que pode complicar ainda mais a vida de quem precisam escolher. Por outro lado, existem cubas e vasos de todos os preços, o que pode ser importante para quem está com o orçamento um pouco apertado.

Se esse é o seu caso e você precisa economizar, escolha louças tradicionais e simples, que tendem a ter preços mais competitivos. A vantagem dessas peças é que elas se encaixam bem em qualquer lugar, pois seguem um tamanho padrão e tem um visual neutro. Fique bem atento a qualidade do material para sua própria segurança.

Para escolher as louças do banheiro é importante saber quanto espaço cada peça pode ocupar no cômodo. Isso porque existem louças de todos os tamanhos, algumas com design mais tradicional, outras com design bem moderno. Quem tem um banheiro bem grande pode abusar do tamanho das peças. Se o seu banheiro é pequeno, utilize peças de tamanho padrão.

Existem três tipos de cubas: de sobrepor, de embutir e de semi-encaixe. As cubas de sobrepor estão na moda e são encaixadas sobre a bancada do banheiro. É muito comum ver cubas de sobrepor em lavabos, pois elas costumam ser menores e dão charme ao espaço. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos, o que pode ser um toque a mais para o banheiro.

Louças para banheiros

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

É preciso ter cuidado ao optar por uma cuba de sobrepor, pois muitas não são fabricadas corretamente. É importante tentar verificar se, além de bonita, a cuba tem altura suficiente para a água não espirrar em quem estiver utilizando-a e se o uso contínuo da peça é confortável.

As cubas de embutir ficam embutidas nas bancadas e são as mais comuns e mais utilizadas em projetos de decoração. E as de semi-encaixe são indicadas para pessoas com pouco espaço e que não podem ter uma bancada muito grande. As cubas de semi-encaixe ficam com uma parte exposta, enquanto as de embutir ficam completamente escondidas na bancada.

Já em relação ao vaso, é preciso decidir se ele terá caixa acoplada ou válvula na parede. É importante saber qual peça se encaixa melhor no espaço, por isso, vale a pena consultar um especialista. As principais marcas costumam oferecer ambos os tipos de vasos em todas as linhas, para o cliente sempre ter muitas opções ao escolher.

Atualmente, muita gente tem optado por vaso sanitário com caixa acoplada pois eles tendem a ser mais econômicos em relação aos gastos com água. Alguns possuem, inclusive, dois botões de descarga para evitar qualquer tipo de desperdício.

Louças do banheiro como escolher

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Nem sempre é fácil encontrar bidês, pois eles entraram em desuso devido às duchas higiênicas. Além disso, com cômodos cada vez menores, fica bem mais difícil colocar mais uma peça dentro deles.

Se você faz questão de ter um bidê no banheiro, pode ser preciso um pouco mais de pesquisa para encontrá-lo. Algumas marcas ainda fabricam as peças, que nem sempre estão em exposição na loja. Por isso, sempre vale a pena perguntar se tem.

Geralmente as louças do banheiro são brancas, mas às vezes é possível encontrar louças de outras cores em algumas lojas especializadas. No entanto, quem quer peças originais e únicas pode se aventurar em procurar por louças para o banheiro em lojas de antiguidade. Neste caso, é provável que seja necessário fazer algumas pequenas reformas na peça. Mas utilizar louças antigas pode dar muito charme ao banheiro, deixando-o com mais personalidade.

Vale lembrar que cuba, vaso e bidê (se você decidir ter um) não precisam ser todos da mesma linha nem da mesma marca. O mais importante é que sigam um estilo único e sejam da mesma cor, para dar um acabamento mais conciso ao banheiro.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: