Quem está construindo ou reformando a casa sempre tem dúvidas sobre qual piso usar. Por isso, a arquiteta Leila Dionizios dá algumas dicas de como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa.

Quem vai escolher os pisos para casa precisa, primeiro, medir os cômodos, para saber a metragem necessária para revestir os espaços. Além disso, profissionais que instalam piso recomendam comprar 10% a mais de material, tento em vista que acidentes acontecem durante a instalação, e se no futuro o piso precisar de reparos, os materiais estarão disponíveis. Muitas fábricas descontinuam a fabricação dos pisos depois de um tempo, por isso é bom ter o material de reserva em casa.

Como escolher o piso ideal para cada ambiente da casaFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Para escolher o piso ideal para cada ambiente da casa é preciso refletir um pouco sobre os espaços: eles são de muita circulação? Tem contato constante com a água? É um local mais íntimo ou uma área externa? Até o clima da região deve ser levado em conta neste momento. Essas perguntas todas são muito importantes e ajudam a escolher com mais rapidez e segurança.

Pisos frios como porcelanatos e cerâmicas, por exemplo, podem ser utilizados praticamente em todos os cômodos da casa e ajudam a manter os ambientes mais frescos. Já os pisos de madeira natural sem impermeabilizante nem sempre são indicados para áreas molhadas. Os carpetes podem ser uma boa opção para salas e quartos, no entanto necessitam de atenção especial na hora de limpar.

Os cômodos e os pisos

Cozinhas e banheiros

As cozinhas e banheiros são áreas de grande circulação, por isso precisam de pisos resistentes e fáceis de limpar, que não acumulem gordura e possam ser lavados com facilidade. Ao escolher o piso para uma dessas áreas, é importante optar por um revestimento antiderrapante, tendo em vista que estes são espaços que ficam molhados com certa frequência.

A tendência para esses cômodos são os porcelanatos. Resistentes e de fácil conservação, os porcelanatos são cada vez mais utilizados no revestimento da casa por sua grande qualidade e variedade de tamanhos, cores, formas e texturas.

Como escolher o piso ideal para cada ambiente da casaFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Outro piso que pode ser utilizado nas áreas úmidas são as cerâmicas, que costumam ter design e cor muito bonitos e que não se degradam com facilidade. Uma outra opção para cozinhas e banheiros são mármores e granitos, que são um luxo, além de muito bonitos, mas, em alguns casos, o custo deve ser observado. Além disso, a porosidade do mármore pode levá-lo a ficar manchado com o passar dos anos por causa da umidade e da gordura.

Outra opção são as pastilhas feitas de vidro ou cerâmica. Muito usadas em cozinhas e banheiros para dar toques de brilho e cores especiais ao local, é possível encontrar pastilhas até luminescentes. Isso mesmo! Que brilham no escuro.

Quartos, salas e corredores

São os ambientes mais íntimos e sociais da casa e tem média circulação. Por isso, é sempre bom dar um toque mais aconchegante a esses espaços. Os pisos de madeira podem cumprir bem esse papel. O importante ao escolher um piso deste tipo é ver se ele é de madeira certificada e se recebeu o tratamento correto para não se degradar facilmente. Ao limpá-lo, é preciso seguir as instruções do fabricante para não estragar o revestimento.

Para quem gosta dessa sensação de aconchego, investir em carpetes pode valer a pena. Esse revestimento evoluiu muito nos últimos tempos e pode tornar o espaço mais seguro, além de ser um excelente isolante térmico e acústico; no entanto, a limpeza precisa ser um pouco mais constante.

Como escolher o piso ideal para cada ambiente da casaFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

 Outra opção interessante para quartos, salas e corredores são os pisos laminados, que são fáceis de limpar, duram bastante tempo e possuem um preço bastante em conta. Para quem mora em locais mais quentes, os porcelanatos são sempre uma boa opção, principalmente porque ajudam a manter o local mais fresco.

Áreas externas

As áreas externas precisam de pisos resistentes, que aguentem bem as intempéries e, ainda, possam receber muito peso. Placas e pisos cimentícios podem ser uma ótima opção para este espaço. Modernos e despojados, esses revestimentos ajudam a dar personalidade ao ambiente.

As pedras naturais são outra opção muito interessante, principalmente para quem deseja dar um visual mais natural a sua área externa. Certifique-se de que o piso escolhido, além de durável, é antiderrapante, para proporcionar mais segurança a casa, principalmente nos dias de chuva.

Como escolher o piso ideal para cada ambiente da casaFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Com todas essas dicas de como escolher o piso ideal para cada ambiente da casa fica muito mais fácil revestir a casa! E você, que piso escolheu para tornar seu lar mais aconchegante?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: