As plantas são itens sempre bem-vindas na decoração da casa. Afinal, além de decorar, elas dão um colorido especial ao ambiente, trazendo a natureza para o interior da casa e valorizando o espaço. Veja como usar plantas na decoração e deixar sua residência ainda mais viva!

Como usar plantas na decoração

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Na sala, as plantas na decoração podem estar presentes de diferentes formas: em vasos sobre os móveis, vasos grandes no chão ou até em um jardim vertical. O ideal é escolher plantas que se adaptem bem a cada canto do ambiente.

Num espaço em que não bate muito sol, como sobre a mesa de jantar, por exemplo, é possível usar violetas. Elas não precisam de luz direta e só devem ser regadas duas vezes por semana.

Já perto das janelas é possível usar pau d’água ou palmeira-ráfis, que são um pouquinho maiores verticalmente e aguentam mais luminosidade. A rega deve ser feita somente quando a terra do vaso estiver seca.

Quem quer decorar os móveis da sala com pequenos vasinhos de plantas pode escolher cactos ou suculentas, plantinhas lindas, mas que não demandam muitos cuidados para se manter com a aparência bonita.

Suculentas e cactos podem ser utilizados também na criação de terrários, pequenos jardins montados em recipientes fechados. Além de bonitos, eles são práticos e não precisam ser regados quase nunca!

Quem tem uma sala espaçosa pode optar por utilizar um jardim vertical como decoração do ambiente. Eles são lindos e podem deixar o ambiente com um clima bastante natural.

Os jardins verticais podem ser montados de várias formas, mas o ideal é utilizar plantas que não deem muito trabalho nem precisem ser remanejadas constantemente, evitando sujar o cômodo. As samambaias e barbas de serpente são perfeitas para este quem quer usar plantas na decoração.

Plantas na decoração da cozinha

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Outro local que pode receber bem um jardim vertical é a cozinha. Mas, para esse espaço, em vez de plantas ornamentais, vale a pena investir em temperos para a comida, como salsa, cebolinha, coentro, alecrim, hortelã, manjericão etc. Imagine ter sempre a mão essas folhinhas frescas e deliciosas! Com certeza a família toda vai amar.

Para dar um toque bucólico na cozinha, que tal ter no peitoril da janela um vaso comprido cheio de florezinhas? Além de dar um colorido único e especial, a cozinha acaba ficando ainda mais reconfortante com o uso de flores e plantas na decoração.

Outra opção é ter uma árvore frutífera, só que em forma de bonsai. Quando bem cuidados, os bonsais ocupam um espaço mínimo e ainda conseguem dar frutos! No entanto, é preciso lembrar-se de coloca-los no sol algumas horas por dia e regar sempre.

No quarto, usar plantas na decoração pode deixar o ambiente alegre, romântico e aconchegante. Até mesmo uma única flor dentro de uma garrafa já dá ao cômodo um visual diferente.

Quem não tem um recipiente próprio para plantas pode improvisar: uma latinha, um bule antigo ou até um copo podem ajudar a criar lindos arranjos. As suculentas podem ser utilizadas sobre móveis, para dar um charme especial ao quarto. As orquídeas também podem compor a decoração do quarto também, pois não precisam de muita luz. Mas atenção ao ar condicionado, que pode prejudicar a planta.

Se o tempo estive ameno, até rosas e flores do campo sobrevivem bem em jarros de água por até uma semana, dando muita cor e vida ao cômodo.

Decoração de flores no banheiro

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Até no banheiro é possível usar plantas na decoração. Para este cômodo mais úmido, o bambu da sorte é uma boa opção. Ele é muito resistente e quase não precisa de luz para sobreviver. Desde que suas raízes sejam mantidas úmidas e as folhas sejam limpas com certa frequência, o bambu da sorte pode durar muitos meses e decorar com muita beleza o seu banheiro.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: