O conceito de luminotécnica mais básico trata das características da luz. Quando vamos trabalhar com luzes em qualquer ambiente, algumas dúvidas podem surgir. Isso porque existem vários modelos de lâmpadas, com tonalidades de cores diversas. A arquiteta Leila Dionizios é especialista em luminotécnica e vai explicar, neste artigo, algumas curiosidades sobre o uso dessa técnica.

Entenda mais sobre o conceito de luminotécnica

Luminotécnica trata-se do estudo de aplicação da iluminação artificial em ambientes externos e internos. O grande obstáculo de quem realiza projetos de luz é conseguir resultados bons e que sejam subjetivos. Isso porque a luz não se vê, se sente.

Conceito de luminotécnica: saiba mais sobre o estudo da iluminação

Projeto de Arquitetura Residencial de Leila Dionizios

Um ótimo resultado vai depender de diversos fatores. Qual a linguagem arquitetônica, tipo de ambiente, composição de luz artificial com luz natural, custo final, perfil do cliente e o tempo que as pessoas permanecerão naquele espaço.

De um modo geral, a luz em si é invisível. O que vemos, na verdade, é o objeto iluminado. Por isso, a luz está ligada à cor e à textura que esse objeto possui. A sensibilidade sobre cores e luz é diferente para cada pessoa. Assim, a sensação psicológica transmitida será modificada para cada uma delas.

Entenda mais sobre o conceito de luminotécnica

Projeto de Arquitetura Residencial de Leila Dionizios

Primeiras etapas para um bom projeto luminotécnico

Dentro do conceito de luminotécnica, montar um projeto eficiente é um grande desafio. Isso porque é preciso que ele agrade e surpreenda o cliente, sendo eficiente e também extremamente funcional.

Para profissionais da arquitetura que desejam projetar a luz, conhecer o mínimo do conceito de luminotécnica é algo básico. Depois deve-se aprender sobre lâmpadas e luminárias. Aí então, em um outro momento, deverá saber sobre cálculos luminotécnicos e estudar detalhes fundamentais sobre essa técnica. O conceito de luminotécnica completo, na verdade, é muito amplo e envolve diversas particularidades.

Desde os primórdios…

Como já citado, a luminotécnica é o estudo da implantação e utilização da iluminação artificial, tanto em ambientes internos quanto externos. Essa técnica é extremamente antiga, sendo anterior até mesmo ao uso da eletricidade. Isso porque as primeiras fontes de iluminação eram o fogo das lamparinas e candeias.

Primeiras etapas para um bom projeto luminotécnico

Fonte: Envato

A NBR 5413 – Iluminação de interiores, fixa parâmetros e conceitos que devem ser considerados com a intenção de tornar os ambientes confortáveis em relação a utilização de iluminação artificial. E além disso, auxiliar na escolha do melhor tipo de lâmpada entre as várias que existem no mercado e aferir e fixar parâmetros para seus devidos desempenhos.

Influências nos sistemas de iluminação

Os fatores que podem influenciar o desempenho dos sistemas de iluminação são diversos. Qualquer alteração no ambiente, de alguma forma, pode melhorar ou atrapalhar o comportamento do sistema por completo. Sendo assim, é indispensável que o profissional que trabalhe na área elétrica entenda e saiba como usar de maneira correta os parâmetros. Desse modo, o resultado da iluminação será o melhor possível.

O design das luminárias e outros diversos fatores também integram o conceito de luminotécnica. Outros profissionais, além dos eletricistas, precisam entender bastante sobre esse assunto, como os arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

Influências nos sistemas de iluminação

Projeto de Arquitetura Residencial de Leila Dionizios

A luminotécnica ainda é pouco conhecida por grande parte da população que utiliza a eletricidade. Mesmo assim, cada vez mais, ela vem sendo um objeto de estudo por muitos profissionais de diversas áreas. Isso pode garantir às pessoas um melhor conforto e funcionamento dos sistemas de iluminação dos ambientes que elas utilizam.

Como dito, Leila Dionizios é uma arquiteta especialista em projetos de iluminação e entende, com muita experiência, o conceito de luminotécnica.

Além disso, com escritórios de arquitetura no Rio de Janeiro e em São Paulo, Leila é responsável por consultorias e desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial, comercial, corporativa, de interiores e gerenciamento e execução de obras. Se você busca por perfeição e eficiência, entre em contato e faça um orçamento.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: