Já pensou em usar cores escuras na decoração da casa? Elas são excêntricas e podem funcionar muito bem como um cenário interessante para destacar móveis e acessórios decorativos. E, quando aplicadas corretamente, os tons escuros podem tornar a casa ainda mais elegante e ousada.

Cores escuras na decoração

Fonte: Houzz – Lisa Petrole Photography.

Muita gente acha que ao utilizar cores escuras na decoração da casa estarão deixando-a com uma aparência meio sombria e apertada. É verdade que devemos tomar alguns cuidados para que os tons escuros não deixem os ambientes parecendo saídos de filmes de terror. No entanto, quando aplicadas de forma correta, as cores escuras tendem a dar sofisticação e conforto aos ambientes.

Ao escolher uma cor escura para pintar uma ou mais paredes vale a pena dar atenção especial ao acabamento proporcionado pela tinta. Uma pintura fosca cria a sensação de que a superfície tem um acabamento melhor, ligeiramente aveludado. As tintas acetinadas também podem ser utilizadas e tendem a ser mais duráveis, mas não cria essa mesma sensação.

Outra opção interessante para quem quer cobrir uma parede com uma cor mais escura é aplicar nela papel de parede. Existem papéis de parede de várias cores e estampas, inclusive de tons escuros que podem criar um espaço de destaque diferente e sofisticado no cômodo.

Como usar cores escuras na decoração da casa

Fonte: Houzz – Bulthaup by Kitchen Architecture.

Quem gosta de grandes contrastes pode investir em uma parede de cor escura para destacar móveis e acessórios. Uma estante branca na frente de uma parede preta fica muito bonita, elegante e ousada, principalmente se no mesmo cômodo houver objetos decorativos que contrastem com essas cores, como por exemplo, uma mesinha lateral amarela. Criar contrastes é uma forma interessante de destacar seus itens decorativos favoritos e ainda usar cores escuras na decoração da casa.

Caso não queira criar um contraste tão radical, não tem problema: aposte no contraste gradual. Se você irá pintar a parede de fundo de preto, por exemplo, pode utilizar tons de cinza no resto do cômodo. O cinza junto ao preto cria um contraste discreto e agradável.

Em um ambiente pequeno, por exemplo, geralmente pintamos as paredes de cores claras, para que ele pareça maior. No entanto, uma única parede pintada de um tom escuro, como preto, azul marinho ou cinza chumbo, pode criar uma sensação de profundidade que ajudará o cômodo a parecer um pouco maior. O importante é que a cor escura seja utilizada na parede de fundo do cômodo, para não criar o efeito oposto, dando a impressão de que as paredes estão se aproximando.

Fazendo a decoração da casa com cores escuras

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Na cozinha, em que a maior parte das paredes é tomada por armários, optar por móveis com acabamento preto envernizado pode ser uma boa ideia para deixar o ambiente mais moderno e iluminado. Isso porque o verniz aplicado no móvel reflete muito bem a iluminação, fazendo com que a superfície do móvel se pareça quase com um espelho. O mesmo princípio pode ser aplicado, por exemplo, em um quarto, em que o armário ocupe uma parede inteira.

Utilizar cores escuras na decoração da casa significa uma preocupação um pouco maior com o projeto de iluminação e sua eficiência. Afinal, para a atmosfera da casa não ficar muito escura e sombria, a iluminação precisa ser muito bem planejada. Tanto a luz natural quanto a artificial são fundamentais para que os tons escuros funcionem bem no interior da casa. Por meio da iluminação é possível criar destaques decorativos ou, ainda, suavizar a cor escura de uma parede.

É importante ter em mente que é possível aplicar as cores escuras em praticamente todos os cômodos da casa, principalmente quem deseja ter cômodos aconchegantes, intimistas e sofisticados. Qualquer projeto pode utilizar cores escuras na decoração da casa. O importante é que se planeje muito bem onde aplicar os tons escuros, combinando-os com muito bom gosto ao resto da decoração.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: