Quem disse que as cores neutras são sem graça? Usar cores neutras na decoração está sempre na moda e é uma forma segura de deixar os ambientes clássicos e sofisticados. Cores como bege, cinza, marrom, preto e branco imprimem uma estética delicada a decoração, As cores neutras facilitam a decoração e as combinações, permitindo abusar dos acessórios. Além disso, o uso das cores neutras e claras ajudam a deixar os ambientes mais claros e amplos, o que é muito importante em imóveis cada vez menores.

As cores neutras na decoração nunca saem de moda, pois são coringas, principalmente por serem extremamente versáteis. Dessa forma, você mantem sua decoração sempre atual, sem precisar necessariamente renová-la cada vez que as tendências mudam!

Cores Neutras na DecoraçãoAs cores neutras facilitam na decoração facilitam as combinações e permitem abusar dos acessórios. (Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica)

Para escolher as cores neutras que entram no seu projeto de decoração, você deve recorrer as cartelas dos tons marrons, beges, cinza, preto e branco, que mostram todas as suas gamas e variações. Você verá que, na verdade, o leque de opções é enorme e nada restritivo. Portanto, cuidado para não exagerar: pode-se pensar que, neste caso, não há risco de errar, mas isso é um engano, pois não é legal transformar o seu cômodo num festival de cores neutras.

A harmonia entre as cores é o principal segredo de quem quer acertar na hora de escolher tons neutros para decoração: as cores devem “conversar” entre si e dividir a atenção igualmente. Além disso, você ainda deve tomar um pouco de cuidado com os tons que escolher, pois quanto mais escuras as cores do seu projeto, mais terá que caprichar (e gastar) com a iluminação do ambiente.

Cores Neutras na DecoraçãoHarmonizar as cores é o principal segredo na hora de decorar com tons neutros. (Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotecnica)

O ideal é eleger, no máximo, três tons de cores neutras para usar em um único cômodo. Elas também devem combinar com os móveis. E, para deixar a decoração mais interessante, aposte num mix de texturas e materiais: eles ajudam a deixar o ambiente interessante tanto visualmente quanto ao toque.

Usar cores neutras na decoração também ajuda a quem gosta muito de ter obras de arte penduradas na parede. Desta forma, o quadro não fica escondido nem competindo com uma parede de cor berrante, ao mesmo tempo que se destaca e cria um ponto focal na decoração.

Cores Neutras na DecoraçãoAs paredes com cores neutras são ótimas para pendurar obras de arte. (Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotecnica)

Portanto, mãos a obra: use cores neutras na decoração! Escolha os tons que mais te agradam e aplique ao seu projeto, sempre harmonizando-as entre si e com móveis e objetos. Com certeza, sua decoração ficará maravilhosa. E, se você precisar de uma ajuda, entra em contato com o escritório Leila Dionízios Arquitetura e Luminotécnica, que tem sempre ótimas ideias para ajudar no seu projeto.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: