Quem não gosta de ter um espaço organizado para realizar suas atividades? Para otimizar o tempo na rotina diária e manter uma boa organização, a cozinha planejada pode ser a solução. Neste artigo, será explicado tudo o que você precisa saber sobre esse modelo de cozinha.

Por ser um cômodo onde os alimentos são preparados, as refeições são realizadas com a família e às vezes se recebe os amigos, a decoração e o design da cozinha devem ser pensados cuidadosamente.

Entenda o que é cozinha planejada

A cozinha planejada nada mais é do que uma cozinha feita de módulos. Esses módulos são pré-fabricados e obedecem a medidas padrão comuns. Ou seja, você não precisa (nem sempre) esperar que eles sejam fabricados para fazer a aquisição. Além disso, o preço é uma grande vantagem quando se opta pelas cozinhas planejadas.

De início, é importante não confundir as cozinhas planejadas com as cozinhas sob medida. Na segunda, também como o nome indica, seus móveis são feitos sob medida e exclusivos na maioria das vezes.

Entenda o que é cozinha planejada

Fonte: Escritório Leila Dionizios

Saiba o que são móveis planejados

Móveis planejados são aqueles vendidos em lojas com medidas padrão para determinados ambientes, não são exclusivos, já vêm prontos. É normal encontrar armários para cozinha planejada, balcões, adegas, etc. Os materiais mais utilizados na fabricação desses móveis são: compensados, MDP e MDF. Móveis planejados também podem ter modelos bastante diversificados, podendo apresentar estilos mais tradicionais ou um design moderno.

Vantagens e desvantagens da cozinha planejada

De cara já é possível citar a maior vantagem da cozinha planejada: economia! Quando você encomenda móveis sob medida, fica fácil saber que isso terá um custo mais alto. Coisas exclusivas possuem essa desvantagem. Portanto, se o valor estipulado para a montagem da cozinha é mais baixo, a planejada é uma ótima opção. E pode ter certeza: ela irá atender às demandas desse ambiente muito bem.

Vantagens e desvantagens da cozinha planejada

Fonte: Escritório Leila Dionizios

Uma outra ótima vantagem da cozinha planejada é a possibilidade de reaproveitar os móveis. O que ocorre na cozinha sob medida é que os móveis são fabricados através de medidas muito específicas, o que pode dificultar se você precisar fazer uma mudança. Isso porque, em uma outra cozinha, eles provavelmente não terão um encaixe tão bom devido às especificações iniciais. Por isso, se você mora em uma casa alugada, é melhor pensar bem sobre o que vai fazer.

A desvantagem desse tipo de cozinha refere-se a falta de exclusividade dos móveis. Você não poderá optar por uma personalização tão única. Mas, mesmo assim, existe uma variedade de móveis planejados muito grande, o que facilita na hora de escolher um exatamente com o seu estilo.

Saiba tudo sobre cozinha planejada

Fonte: Escritório Leila Dionizios

Cozinha planejada em MDF

Esse modelo é feito para se adaptar ao ambiente com soluções inteligentes e um design totalmente diversificado. Existem muitas peças diferentes no mercado para compor uma cozinha otimizada. Por exemplo: pequenas adegas, balcões, nichos para micro-ondas, armários de canto, etc.
Na cozinha planejada em MDF a grande vantagem se apresenta no fato de que os móveis são ecologicamente corretos. Além disso, eles possuem um incrível acabamento devido à sua resistência e estabilidade.

Cozinha planejada: tudo o que você precisa saber

Fonte: Orneto

Antes de tentar fazer por conta própria, vale a pena a consulta com um profissional especializado. Contatar um escritório de arquitetura no Rio de Janeiro para fazer o planejamento da sua cozinha pode fazer a diferença. O grande diferencial será a eficiência e otimização de recursos técnicos e financeiros através de soluções de projeto e design inovadoras. Entre em contato e faça um orçamento.

Conheça a página da arquiteta Leila Dionizios e fique por dentro das novidades.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: