O azul é calmante e transmite serenidade e introspecção, por isso é tão utilizada na decoração de interiores. Além disso, devido a sua diversidade de tons, é uma cor que bastante fácil de combinar, o que faz com que a decoração com azul nunca saia de moda.

Decoração com azulFonte: Pantone.

Ao fazer a opção de pintar as paredes de azul, é necessário respeitar o tamanho do ambiente. Um cômodo que recebe bastante luz pode ganhar uma cor mais escura nas paredes, ao passo que outro cômodo do mesmo tamanho, mas que recebe pouca luz, tende a ficar um pouco sombrio quando pintado de uma cor escura. Por isso, pense bem nas tonalidades de azul que serão utilizadas na decoração de interiores.

  • Uma forma clássica de utilizar o azul na decoração é escolher diferentes tons para um mesmo ambiente, criando o famoso tom sobre tom. No entanto, ao fazer isso, é necessário escolher com cuidado, pois a cor azul é fria e pode tornar o ambiente meio estéril e monótono. Uma boa saída é utilizar piso de madeira na cor natural, ou ter uma parede com este revestimento, pois essa é uma boa forma de trazer aconchego ao ambiente. Outra combinação clássica é azul com branco, que pode criar um contraste bastante interessante na decoração.

Decoração com azulFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Aliás, para quem mora em locais mais quentes, uma boa dica é usar azul claro nas paredes. Essa escolha pode ajudar a refrescar a casa, tendo em vista que o azul é uma cor fria e nos dá a impressão de que o cômodo está um pouco mais fresco.

Mas o azul não precisa ficar só na parede: ele pode estar presente em móveis, cortinas, tapetes e todo tipo de acessório decorativo. Móveis coloridos estão bastante na moda, e ficam lindos quando combinados com outros móveis de madeira natural. Uma mesa de jantar azul com cadeiras tradicionais em volta são uma forma moderna desta bela combinação.

Decoração com azulFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Objetos decorativos em tons de azul ficam bem em todos os cômodos, pois combinam com quase tudo e podem criar um destaque em espaços neutros. Acessórios em diferentes tonalidades de azul na decoração podem dar um toque requintado e leve para a residência.

Diferente de decorar com outras cores mais coloridas e vibrantes, a decoração com azul não é tão chamativa ou colorida, mas acaba sendo uma boa opção para quem quer criar ambientes neutros, porém com toques discretos de cor. Tato na parede quanto no piso ou em objetos, o azul não passa despercebido e dão num toque de elegância ao ambiente.

Decoração com azulFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Que tal começar a criar uma decoração com azul agora?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: