As varandas estão cada vez mais presentes na arquitetura dos novos prédios. Entretanto, o espaço nem sempre é bem aproveitado, e a decoração de uma varanda gourmet acaba ficando em segundo plano.

Decoração da Varanda GourmetFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

No entanto, para quem deseja aproveitar bem este cômodo, tornando-o o local ideal para reunir a família e receber os amigos, a decoração da varanda deve ser pensada com carinho e atenção aos detalhes. Afinal, todo mundo adora estar em um ambiente bonito, aprazível e com várias comidas gostosas!

Criando uma varanda gourmet com estilo

Antes de comprar móveis e objetos decorativos, é necessário tirar um tempinho para medir o espaço e avaliar o projeto de como ele ficará. Por exemplo, se os donos da casa desejam equipar a varanda gourmet com eletrodomésticos, é necessário decidir onde cada um deles ficará e se há tomadas suficientes para todos. Se não houver, será preciso chamar um profissional para abrir as paredes e instalar as tomadas nos locais desejados.

Este pode ser um bom momento, também, para ver se a iluminação está correta e suficiente. Estar em uma varanda durante o dia é muito diferente de passar um tempo nela a noite. O espaço precisa estar bem iluminado, principalmente se o intuito é ter um bom local para receber amigos e preparar alguma coisa diferente para comer. Utilize lâmpadas econômicas no seu projeto de iluminação para não encarecer muito sua conta.

Decoração da Varanda GourmetFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

É comum as construtoras entregarem o espaço da varanda de forma padronizada, o que nem sempre agrada em termos de cores e acabamentos. Por isso, antes de mobiliar o espaço, é bom ver se será necessário a troca de algum revestimento ou refazer a pintura para torná-lo mais bonito e aconchegante. É muito mais fácil e rápido fazer este tipo de mudança quando o cômodo está vazio do que mexer nele já pronto.

Outro ponto importante são os móveis que serão alocados para compor a decoração da varanda gourmet. Muita gente acha que, como o espaço é coberto, pode-se usar qualquer tipo de móvel, o que não é verdade. Recomenda-se utilizar móveis de boa qualidade e próprios para ambientes externos nas varandas gourmets, pois eles terão uma durabilidade melhor, tendo em vista que estarão expostos as intempéries do tempo e, principalmente, a luz do sol.

Se deseja armazenar uma série de acessórios, objetos e louças que serão utilizados exclusivamente na varanda gourmet, certifique-se que há espaços suficientes para eles serem armazenados corretamente.

Decoração da Varanda GourmetFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Tenha cuidado ao escolher móveis com estofamento de tecido, pois eles tendem a acumular gordura e cheiros com mais facilidade. Dê preferência a móveis de madeira ou então a estofamentos feitos com tecidos impermeáveis, que são muito mais fáceis de limpar. Cortinas e tapetes podem não ser recomendáveis também.

A varanda gourmet pode ser o espaço ideal para quem deseja ter plantas ou fazer uma pequena horta. Utilizar plantas para decorar qualquer ambiente é muito bom, mas incluí-las na decoração é ainda melhor, pois deixam o ambiente mais bonito e um pouco mais próximo da natureza. Como varandas costumam ser mais abertas e receber uma boa iluminação natural, é possível utilizar uma enorme gama de plantas para deixar o espaço bonito e harmônico.

Para completar a decoração da varanda gourmet vale a pena incluir alguns objetos decorativos para dar mais personalidade ao espaço. Pequenas obras de arte e até alguns objetos pessoais, como fotografias e lembranças de viagem, podem ser adicionados a decoração para deixá-la mais intimista e pessoal.

Decoração da Varanda Gourmet
Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Com todas essas dicas de decoração da varanda gourmet fica bem mais fácil começar o seu projeto.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: