Hoje em dia, a falta de tempo para planejar a decoração de casa e a manutenção dos espaços faz com que as pessoas escolham móveis e objetos decorativos que sejam rápidos de limpar e práticos para o ambiente, sem pensar muito na estética do cômodo. No entanto, personalidade é indispensável para uma boa decoração de interiores. A escolha dos materiais, do mobiliário, dos acessórios e das cores certas são grandes aliadas para aqueles que querem tornar o interior de seu lar mais bonito e elegante, refletindo a sua própria personalidade.

decoração-de-interioresFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Mas como combinar os elementos e criar um bom projeto de decoração de casa?

O conceito central para o desenvolvimento de um bom projeto de decoração de casa ou apartamento pode ser definido em apenas uma palavra: harmonia. Deve haver harmonia entre os estilos e elementos que serão utilizados, tais como cores, tecidos, texturas, tipos de iluminação etc. Os itens não devem ser escolhidos de forma aleatória, pois mesmo ao misturar estilos, os objetos devem se harmonizar no ambiente.

É muito importante ter discernimento e evitar excessos: muitas cores e muitos objetos deixam o ambiente claustrofóbico e bagunçado. Usar alguns tons de uma mesma cor para decorar o ambiente é um coringa, principalmente se a cor em questão for neutra, como branco, cinza ou bege. Assim, cria-se uma tela neutra em que os objetos decorativos se destacam.

objetos-decorativosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Passo a passo na decoração de casa

Decoração é bem parecida com moda: tudo pode ser usado de acordo com o gosto de cada pessoa. Não existem muitas regras. Primeiro, escolhemos o estilo da arquitetura da casa e depois definimos o que fazer com o interior. Muitas vezes criamos uma decoração inspirada pela arquitetura da casa, o que é bastante interessante. Assim, o exterior e interior conversam e se harmonizam de forma fácil e prática.

Mas quem quer criar um contraste, pode fazer o contrário: utilizar móveis modernos e contemporâneos dentro de uma casa com arquitetura clássica, deixando o projeto inusitado e surpreendente para quem entra na residência pela primeira vez!

O mais importante mesmo é encontrar formas de inserir sua própria personalidade na decoração. Que tal usar pinturas, esculturas ou qualquer outra obra de arte do seu agrado? Se o seu estilo for mais contemporâneo, você pode usar um cartaz de filme ou de super-herói! Que tal uma fotografia bem bonita feita por você? Lembre-se de distribuir bem as imagens pela parede. Imagens grandes podem ficar sozinhas; duas ou mais de tamanho médio podem ser penduradas lado a lado. E muitas imagens pequenas podem formar uma colagem bonita, dando mais vida a casa.

decoração-para-casaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Outra opção é colocar alguns itens mais pessoais: uma caixinha de música antiga, algumas almofadas confortáveis, aquele tapete feito pela avó. Todos esses itens decorativos, quando bem utilizados na decoração de casa, dão muita personalidade aos cômodos e podem também trazer toques de cor aos ambientes.

Só tome cuidado com os excessos para que a decoração de casa não fique somente bonita mas também funcional e prática na hora da limpeza. Afinal, é exatamente isso que queremos: desfrutar de lindos ambientes sem ter muito trabalho, nem para arrumá-los e tão pouco para decorá-los!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: