Decorar cômodos pequenos é sempre um desafio. Mas quem criar uma decoração de cozinha pequena pode acabar enfrentando muitos problemas. Afinal, a cozinha necessita de um monte de espaço para armazenamento e instalações elétricas e hidráulicas que precisam ser feitas por profissionais.

Decoração de Cozinha PequenaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Além disso, uma cozinha precisa ter uma ótima circulação de ar, para que não fique completamente enfumaçada com o vapor do cozimento dos alimentos, quente por causa do forno ou com cheiro de comida e gordura o tempo todo.

Pensando nisso, a arquiteta Leila Dionizios criou uma série de dicas para ajudar quem precisa fazer a decoração de cozinha pequena! Confira:

  1. Para quem deseja fazer mudanças estruturais na cozinha, como derrubar uma parede ou abrir um janela, é necessário contratar um arquiteto, que ficará responsável pelo projeto e execução da obra. Mexer na estrutura da construção sem autorização prévia e um arquiteto responsável é ilegal e pode causar danos estruturais na residência.

  2. É importante pensar na disposição de móveis e eletrodomésticos dentro do cômodo, pois é preciso ter espaço para circulação e também para abrir as portas dos armários e do forno sem impedimentos. Colocar o fogão perto da pia e da geladeira, por exemplo, pode facilitar na hora de cozinhar. Por outro lado, não recomenda-se colocar o geladeira e fogão lado a lado, pois o funcionamento de um pode afetar o outro.

  3. Móveis sob medida vão aproveitar muito melhor o cômodo, explorando cada pequeno espaço que estiver disponível em uma cozinha pequena. Hoje em dia, muitas marcas oferecem móveis sob medida de ótima qualidade e com entrega e montagem bastante rápidas. Outra opção é contratar um arquiteto ou designer para desenhar os móveis da forma mais funcional possível, levando o projeto para um marceneiro de confiança.

Decoração de Cozinha PequenaFonte: Houzz.

  1. Explorar o cômodo verticalmente, com armários aéreos e prateleiras, pode ser bastante interessante e ajuda a guardar todas as coisas que precisamos ter sempre a mão na cozinha. Lembre-se de escolher materiais próprios para o ambiente, que possam molhar, sejam fáceis de limpar e não acumulem gordura.

Quem pretende utilizar bastante a cozinha deve procurar não ocupar todo o espaço de balcão com acessórios e pequenos eletrodoméstico, mantendo locais livres para o preparo dos alimentos.

  1. Utilizar cores claras ajuda a ampliar o ambiente. No entanto, não é necessário ter uma cozinha completamente branca. Utilize itens decorativos coloridos para dar charme e vida ao ambiente.

Os próprios acessórios de cozinha (panelas, espátulas, talheres e etc) podem servir de itens decorativos quando colocados em locais estratégicos, como ganchos em cima da pia ou no escorredor de talheres. Além de ficarem sempre a mão, suas cores ajudam na decoração de cozinha pequena.

  1. A iluminação ajuda a dar profundidade ao cômodo e ampliá-lo visualmente. Portanto, se a cozinha tiver uma janela ou báscula, procure não obstruí-la. Se não tiver, invista em um bom projeto de iluminação, pois a cozinha precisa disso para que possamos ver os alimentos e não cometer acidentes.

  2. Para sua cozinha ficar sempre arrumada, setorize os objetos e guarde-os assim que estiverem lavados. Se os armários da cozinha não tiverem divisórias favoráveis à organização, saiba que já existem no mercados sistemas que ajudam a dividir internamente os móveis, tornando-os mais “organizáveis”. Evite misturar os mantimentos com panelas, talheres e acessórios, dessa forma, na hora de localizar o que você precisa, não será necessário tirar tudo de dentro do armário.

Decoração de Cozinha PequenaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Depois dessas dicas, vai ser muito mais fácil fazer uma decoração de cozinha pequena. Mas, se você precisar de mais alguma ajuda ou de um projeto personalizado sob medida, entre em contato com a arquiteta Leila Dionizios. Seu escritório de arquitetura tem uma equipe completa e preparada para te ajudar!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: