Muito se fala sobre decoração de interiores, design de interiores, decoração de ambientes… mas você sabe o que é isso? O que fazem os profissionais dessa área? Sabe como trabalham para deixar o ambiente decorado, aconchegante e funcional?

Decoração de InterioresFonte: Freepik

Bom, para começar, precisamos distinguir os três tipos de profissionais: o decorador, o designer de interiores e o designer de ambientes.
O decorador é aquele profissional que, geralmente, possui certificações de cursos de curta duração. Seu trabalho é escolher os acessórios da decoração, como vasos, cortinas, tapetes etc; ou seja, ele não cria projetos nem gerencia obras, mas dá um acabamento ao que já existe.

O designer de interiores geralmente possui uma formação técnica ou superior em design ou arquitetura, e seu trabalho restringe-se a ambientes internos (por isso, o “interiores”). Para criar seus projetos, o designer de interiores leva em conta, além do acabamento, normas de ergonomia, de iluminação, térmicas e acústicas, sendo capaz de identificar as necessidades reais, implícitas e explicitas, de seus clientes. O designer de interiores cria layouts e é capaz de aplicar em seus projetos novidades e tendências das áreas de design, decoração e arquitetura, além de conseguir desenvolver peças exclusivas para os ambientes em que está trabalhando.

designer de ambientes deve possuir formação superior em design ou arquitetura, podendo, além de elaborar projetos para ambientes internos e desenvolvimento de peças exclusivas, trabalhar nas áreas de paisagismo, luminotécnica e na concepção áreas externas (parques, clubes, praças). Seu trabalho pode envolver atuação onde haja elementos estruturais ou não e necessita, muitas vezes, de uma supervisão ou acompanhamento de um engenheiro.

Decoração de ambientes: uma técnica complexa

Decoração de InterioresFonte: Freepik.

A decoração de interiores tornou-se uma técnica, quase uma arte, que precisa combinar o gosto do cliente com a funcionalidade do cômodo. É necessário escolher as cores que vão nas paredes, o revestimento do piso, os tipos de móveis, os eletrodomésticos e eletrônicos, criar um projeto de iluminação eficiente e, além disso tudo, levar em conta tudo o que o cliente gosta e espera ver no espaço!

O trabalho de um designer de interiores ou de ambientes é bastante extenso pois, além de criar o projeto de decoração, ele também precisa supervisionar seus colaboradores (pedreiros, marceneiros, pintores, auxiliares, assistente) e estar sempre se atualizando no que diz respeito ao seu nicho. Para tanto, o profissional deve aprender não só sobre decoração, design e arquitetura, mas também entender de engenharia, artes, iluminação e muitas outras disciplinas.

Decoração de InterioresO profissional que trabalha com decoração de ambientes ter um entendimento multidisciplinar para executar seus trabalhos.Fonte: Freepik.

Para que o trabalho de decoração de interiores fique bem feito, é necessário que o cliente comece explicando o que quer e espera do cômodo que será projetado, criando um briefing. É a partir daí que o profissional que irá decorar vai começar seu trabalho. É necessário juntar a isso também todas as informações possíveis sobre o cliente para que seja possível criar os layouts que serão apresentados.

Os layouts são algumas ideias e desenhos que o decorador mostra ao cliente, para que ambos cheguem juntos a um consenso de como desejam que o projeto final se apresente. É importante sempre consultar o cliente porque é ele quem viverá no espaço que está sendo projetado e, se ele não se sentir a vontade ou achar que algo ficou faltando, pode significar que o trabalho de decoração de interiores não foi bem sucedido

Decoração de InterioresUm projeto de decoração de ambiente bem sucedido alia beleza e funcionalidade.Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Se você já tentou criar a decoração dos ambientes da sua casa, mas ainda está com muitas dúvidas, é melhor optar por uma ajuda profissional. Entre em contado com o escritório Leila Dionizios Arquitetura, que possui bastante experiência na área de decoração de ambientes e muitos clientes satisfeitos.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: