Esse artigo é mais do que especial, simplesmente porque a arquiteta Leila Dionizios se dedicou ao máximo em te apresentar uma série de dicas para te ajudar a criar a decoração de janela perfeita.

Existem muitas maneiras de criar uma decoração de janela com toques especiais: você pode escolher persianas horizontais ou verticais, cortinas tradicionais ou de rolo, e até mesmo pode optar por não usar nada!

Por isso, na hora de fazer a decoração de janela, surgem tantas dúvidas sobre o que utilizar, o material e o que fazer. Será que vale a pena comprar uma cortina pronta? Ou talvez uma persiana sob medida seja melhor? Por isso, a arquiteta Leila Dionizios apresenta uma série de dicas para te ajudar a criar a decoração de janela perfeita!

Decoração de Janela | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Luz da manhã ou da tarde. Não se concentre apenas no espaço da janela, mas pense no cômodo como um todo. Afinal, a janela faz parte dele e você deve decorá-la de acordo com o que pensou para o resto do cômodo. Perceba qual tipo de luz a janela recebe: luz da manhã ou da tarde. A luz da manhã costuma ser menos quente, por isso sua cortina ou persiana pode ser mais leve. Se a janela recebe luz da tarde, a decoração desta janela pedirá uma cortina ou persiana mais grossa e que ajude a isolar termicamente o cômodo, para ele não ficar muito quente. Se você não pretende pendurar nada na frente da janela, considere instalar vidros com filtros de proteção solar.

 

Estilo de decoração do cômodo

 

Na hora de decorar a janela e o cômodo, você deve considerar seus estilo pessoal e o da decoração. Decorações modernas e contemporâneas caem bem com amplas janelas desobstruídas. Já as decorações vintage podem combinar perfeitamente com cortinas estampadas! Por isso, tenha sempre o estilo da decoração em mente para não acabar com uma janela que não combina com nada.

Decoração de Janela | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Utilidade do cômodo.

Um quarto precisa ficar escurinho durante a noite para gerar aquela atmosfera de relaxamento que a gente precisa. Já um escritório ou um ateliê precisa ser bem iluminado, para que as pessoas consigam enxergar o que estão fazendo. Por isso, é importante levar em conta também como o cômodo será usado, além da quantidade de luz necessária. Considere fazer também um projeto de iluminação para deixar a decoração do cômodo mais eficiente.

Facilidade na limpeza.

Na hora de escolher a decoração de janela da sua casa, lembre-se que você terá que limpar tudo periodicamente. Portanto, se ou alguém da sua família tem algum tipo de alergia, considere usar persianas ao ou uma cortina confeccionada com tecido antialérgico e antiácaro. Já se você adora bandôs e babados, as cortinas serão a opção certa para você.

Decoração de Janela | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: