Apesar de pequenos e estreitos, os lavabos são importantes cômodos, principalmente para quem recebe muitas visitas ou para aquelas residências com um único banheiro completo. Por isso mesmo, vale a pena planejar e investir um pouco na decoração de lavabo.

Decoração de LavabosFonte: Houzz

Como o lavabo já é um cômodo pequeno por natureza, a regra geral aqui é não sobrecarregar demasiadamente o espaço. Mantenha a superfície o mais livre possível. Afinal, ao acrescentar muitos elementos em um espaço reduzido, ele acaba parecendo ainda menor e mais bagunçado.

  1. Revestimento: O revestimento do lavabo é um item muito importante, pois este será um dos principais itens decorativos do espaço. Muito lavabos não possuem janelas ou básculas, por isso, o uso de revestimentos claros amplia visualmente o ambiente e reflete melhor a luz. Tonalidades mais escuras podem dar mais profundindade. Existe uma grande variedade de revestimentos que podem ser usados na decoração de lavabos: porcelanatos, ladrilhos, azulejos, pastilhas, cerâmicas e até papéis de parede são boas opções. Você pode optar por um único revestimento ou por uma combinação deles para valorizar a decoração do espaço.

Decoração de LavabosFonte: Pinterest.

  1. Mantenha perfumado: Se o seu lavabo não tem janelas, certifique-se de que o sistema de ventilação está limpo e funcionando corretamente, de modo que o ar circule e o cômodo não fique com cheiros desagradáveis. Você pode até fazer uso de perfumes para casa como difusores, sprays, aerossóis e velas perfumadas. Esses itens ajudam a dissipar odores comuns a este tipo de ambiente.

  2. Reserve espaço para o espelho: Não se esqueça de reservar um espaço para instalação de um espelho, que é outro item decorativo que ajuda na ampliação visual e na iluminação do cômodo. Redondos, quadrados, triangulares ou de qualquer formato, os espelhos também dão dramaticidade à decoração. Na hora de escolher sua peça para a decoração de lavabo, observe o material de que é feito. Evite aqueles que possuem mercúrio em sua composição, pois este composto oxida com mais facilidade e faz com que apareçam aquelas mancinhas de ferrugem indesejadas.

Decoração para LavabosFonte: Houzz.

  1. Iluminação: Quanto ao projeto de iluminação, ele não deve ser esquecido e deixado para segundo plano, principalmente porque o lavado é um cômodo que tende a ser mais escuro que os outros. Invista em uma luz principal e outra próxima ao espelho, que será replicada e ajudará a iluminar o cômodo como um todo. Considere utilizar lâmpadas frias ou de LED, que ajudam na economia, mas também mantém a temperatura do cômodo mais amena, pois não esquentam.

  2. Louças: Louças e metais também fazem parte da decoração de lavabo e devem ser escolhidos com cuidado. No lavabo, é fácil destacar uma torneira inusitada ou uma cuba diferente. Entretanto, para impedir aquela aparência de cômodo entulhado, evite armários em baixo da pia e dê preferência a itens de vidro ou acrílico. Hoje em dia é possível encontrar pias e bancadas lindas feitas destes materiais.

  3. Economize: Quanto ao vaso, a cor dele deve combinar com cômodo e o revestimento escolhido. Se possível, escolha um vaso com descarga econômica, que faz bem para o seu bolso e para o meio ambiente, evitando o desperdício de água.

Decoração para Lavabos

Fonte: Pinterest.

Não se esqueça de ter pelo menos itens decorativos para dar um charme ao local. A pouca umidade deste cômodo também costuma ajudar na durabilidade. Escolha tens que agradem todas as visitas como uma toalha bordada, pot-pourri, velas aromatizadas entre outros.

E, se você ainda precisa de alguma ajuda para criar a decoração de lavabos, entre em contato com a arquiteta Leila Dionizios, que possui um equipe treinada para atender a todas as suas necessidades e te ajudar a criar um projeto bonito e funcional.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: