O fim do ano costuma ser uma época de diversão para quem gosta de decoração de Natal para casa: percorrer as lojas conferindo todas as novidades e lançamentos, criar algumas peças a mão, escolher o locar especial de cada item decorativo… Afinal, a casa precisa estar bonita para reunir família e amigos nas datas comemorativas de dezembro.

Árvore de Natal ClássicaFonte: Chris Snook/Houzz.

Veja as dicas da arquiteta Leila Dionizios para decoração de Natal para casa:

  • Não existe uma data única e definitiva para montar a árvore de Natal, mas, segundo a tradição cristã, a montagem deve ser feita 4 domingos antes do dia 25 de dezembro, que é o período de Advento. Neste ano, a data é 29 de novembro.
  • Hoje em dia existem árvores de Natal de muitos tipos, cores, formatos e materiais, o que torna a escolha um pouco difícil. Para os mais tradicionais, o pinheiro verde é uma boa opção que nunca sai de moda e pode ser reaproveitado por muitos anos. Para dar uma repaginada, escolha enfeites diferentes para dar uma aparência mais moderna à árvore de Natal.
  • Já para aquelas pessoas que gostam de inovar, os pinheiros coloridos são sempre uma ótima opção. Hoje em dia eles podem facilmente ser encontrados em cores como branco, azul, dourado, vermelho e até rosa! O importante é saber balancear as cores para não deixar a árvore de Natal muito poluída visualmente.

Decoração de natal rosaFonte: Apartment Therapy/Pinterest.

  • Outra opção muito interessante são as árvores de Natal com fibra ótica, que dispensam enfeites e luzes, pois já vem com esses itens embutidos em sua estrutura. Escolher uma peça certificada é muito importante para sua casa ficar segura, portanto, fique atento.
  • Quem gosta de colocar a mão na massa, pode deixar a imaginação rolar solta na hora de escolher e montar a árvore de Natal: que tal decorar um galho seco? Ou fazer uma árvore de Natal de livros ou com porta retratos? Ou ainda uma árvore de Natal de adesivo de parede? Opções e tutoriais não faltam na internet para quem tem paciência e habilidade.
  • Claro que a árvore não é a única decoração de Natal para casa que existe. As guirlandas, por exemplo, decoram as portas das casas e também são encontradas em uma enorme variedade de cores, formatos e tamanhos. Escolha aquela que mais agrada e pendure na porta. Se for preciso pendurar um gancho ou prego, cuidado para não se machucar com o martelo.

Guirlanda de natalFonte: Divine Floral Design/Houzz.

  • Outra decoração de Natal para casa é o pisca-pisca, que pode ser utilizado só na árvore, mas em janelas, varandas, portas, portais e onde mais sua imaginação mandar. É importante escolher um produto certificado, para não causar acidentes em casa. O pisca-pisca é lindo e dá um brilho especial a decoração da casa.
  • Bolas para árvore de Natal são itens bonitos e versáteis, que não precisam, necessariamente, estar pendurados. Um conjunto de bolas de diferentes tamanhos e cores dentro de uma jarra de vidro criam um objeto decorativo muito bonito, com visual superinteressante. Assim, foge-se do comum na hora de fazer a decoração de Natal para casa.
  • A sala de jantar é um espaço que merece uma atenção especial, principalmente sobre a mesa. Afinal, é neste lugar que nos reunimos para a ceia de Natal! Centros de mesa natalinos, velas, louças e guardanapos temáticos e até alguns enfeites da árvore podem migrar para mesa para criar um visual único. Aparadores e buffets também podem receber decorações de Natal sobre sua superfície, deixando o cômodo ainda mais no clima da festa.

Decoração criativa de natalFonte: Ideas Navidad/Pinterest.

O que mais você usa na sua decoração de Natal para casa? Compartilhe suas ideias!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: