Chegou a hora de decorar o quarto do bebê. E, se você deseja criar um ambiente tranquilo e bonito para a chegada dessa pessoa tão importante, a arquiteta Leila Dionizios dá a dica para fazer uma decoração de quarto de bebê com cores neutras.

O tradicional azul para menino, rosa para menina são tons difíceis de perder força. Entretanto, muitos pais têm buscado criar uma decoração para quarto de bebê confortável e dinâmica, que possa acompanhar o filho ou filha por boa parte da infância.

Ao invés de dar tanta importância para a cor, a criação de um ambiente harmônico, agradável e estimulante para o bebê se desenvolver em suas diferentes fases tem ganhado muita ênfase. E, nessas decorações, os tons neutros estão muito presentes.

Decoração para quarto de bebê Fonte: Leila Dionizio Arquitetura.

 

Longe de serem sem graça, as cores neutras são elegantes e atemporais, podendo acompanhar seu filho ou filha durante muitos anos. Além disso, elas podem ser aliadas de quem quer deixar o quarto lindo para a chegada do bebê, mas não quer saber seu sexo antes de seu nascimento ou, ainda, para aqueles papais de gêmeos de sexos diferentes que precisarão dividir o mesmo quartinho.

Muitas vezes, quando pensamos em cores neutras, logo nos vem à cabeça tons de branco, off-white, bege, cinza e marrom, não muito vistos em quartos infantis. No entanto, eles podem ser perfeitos para uma decoração de quarto de bebê com cores neutras, pois combinam com praticamente tudo! Branco, cinza, bege e marrom, inclusive, combinam muito bem entre si e sua mistura pode gerar uma decoração clássica. Usando essas cores como base também é mais fácil dar toques de cor com acessórios decorativos, dando personalidade ao cômodo.

Outra vantagem dos tons neutros é que, como são atemporais, podem acompanhar bem o crescimento da criança sem exigir grandes reformas com o passar do tempo. Pintando as paredes de tons de banco e cinza e escolhendo móveis em tons de marrom, por exemplo, é possível criar uma decoração incrível com um tom neutro e rústico. Outra ideia é ter uma parede de cimento queimado em destaque! O efeito fica lindo e não necessitará de uma reforma tão cedo.

Tons neutros na decoração de quarto de bebêFonte: Houzz – Traditional Kids.

 

Para quem gosta de modernidade, os papeis de parede podem ser aliados na hora de fazer a decoração de quarto de bebê com tons neutros. Os papeis de parede tem o poder de mudar um ambiente instantaneamente e pode estar por todo o quarto ou somente em uma parede, criando um cantinho de destaque. Para quem quer manter a atmosfera de uma decoração clássica, utilizar estampas tradicionais pode ser uma boa ideia para não fugir muito do estilo.

Outra paleta que pode ser um sucesso na criação de uma decoração de quarto de bebê com cores neutras são os tons pasteis. Eles são discretos, no entanto dão muita cor e vida ao ambiente, além de combinarem muito bem com outros tons neutros e cores mais vibrantes. As combinações de branco com amarelo ou verde são clássicas, mas também é possível combinar os tons pastéis entre si para criar algo realmente único.

Como as cores podem influenciar no humor das pessoas, a vantagem de decorar o quarto do bebê com tons pasteis é que essa influência será menor, pois as cores são menos intensas nessa paleta. Tendo em vista que os bebês são muito mais sensíveis do que os adultos, a exposição a cores muito vibrantes podem estimulá-los excessivamente, fazendo com que chorem mais e tenham dificuldades para dormir.

Quarto decoradoFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

 

Agora que você já sabe mais sobre decoração de quarto de bebê com cores neutras, já pode começar o seu projeto e criar um lindo cômodo para o futuro morador da sua casa!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: