Criar a decoração do quarto de criança é um trabalho prazeroso e intenso, afinal, os pequenos já querem imprimir toda a sua personalidade no cômodo. Por isso, na hora de decorar o quarto do seu filho ou filha, converse com a criança e aceite sua contribuição. Assim, todos ficam felizes.


Decoração de Quarto de CriançaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Dicas para decoração de quarto de criança

  1. Funcionalidade: Na hora de começar a fazer o projeto de decoração de quarto de criança, você deve começar pensando na funcionalidade do cômodo. O espaço é utilizado para dormir e para estudos? É um local em que a criança passa muito tempo e assiste televisão? Todas essas perguntas são importantes, pois indicarão o tipo de mobília e iluminação que você deverá usar.

  2. Estilo: Assim como todo adulto, a criança também tem um estilo, que começa a se manifestar bem cedo. Por isso, na hora que for escolher o estilo de decoração do quarto, converse com a criança e veja do que ela gosta. Vale mostrar fotos de quartos infantis decorados para descobrir com qual estilo ela mais se identifica.

  3. Temas já existentes: Escolher temas de personagens ou artistas que estão fazendo sucesso no momento pode ser arriscado. O interesse da criança por essas figuras “pop” pode passar rápido, sendo substituída por outra da moda, e a decoração do quarto não irá mais agradar. Por isso, é melhor escolher um estilo de decoração ou um tema genérico, como música, ballet, futebol ou cinema.


Decoração de Quarto de CriançaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  1. Cama: Peça central da decoração do quarto de criança, a cama deve ser escolhida com carinho, pois este móvel irá acompanhar seu filho durante um bom tempo. Escolher uma cama de boa qualidade, com um colchão igualmente confortável, ajuda no desenvolvimento da criança, garantindo que ela esteja descansada ao acordar. Se o escolhido for um colchão de espuma, confira se a densidade está correta para o peso e altura do seu filho. Se você optar por um colchão de molas, informe-se sobre as especificações do produto para se certificar de que ele é adequado para o seu filho.

  2. Móveis: Na hora de escolher um armário para compor a decoração de quarto de criança, você já pode optar por um grande, que não será trocado tão cedo. Escolha um que combine com a cama ou de uma cor neutra, como branco, creme, caramelo ou marrom. Os móveis coloridos para quarto de criança podem parecer bonitos e atrativos, mas saiba que quando seu filho ou filha entrar na adolescência é provável que queira trocar o móvel infantil por algo mais moderno.


decoração de Quarto de CriançaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  1. Estudos: Outro item importante e que irá fazer parte da vida da criança por muito tempo é uma mesa de estudos ou escrivaninha. Neste espaço, a criança terá todos os materiais necessários para fazer as tarefas da escola e estudar. Além disso, ter um espaço organizado e reservado para o estudo facilita a aprendizagem da criança, pois ela não terá sua atenção desviada. Este local em especial precisa ser bem iluminado, por isso, vale a pena investir em uma luminária pendente ou de mesa, para que a criança consiga enxergar o que está fazendo corretamente. A boa iluminação também previne o aparecimento de problemas de visão.

  2. Brinquedos: Numa boa decoração de quarto de criança não podem faltar espaços para guardar os brinquedos. Afinal, do que vale fazer uma linda decoração se o espaço passa o tempo todo bagunçado e com objetos espalhados por toda parte? Você pode escolher um baú para brinquedos, que deve ser arrumado todas as vezes que a brincadeira acabar. Ou então uma estante com prateleiras, que dá um pouco mais de trabalho para manter organizado, mas também ajuda no visual do quarto. Conforme a criança for crescendo, as prateleiras de brinquedos podem se transformar, por exemplo, em local para guardar livros e DVDs.


Decoração de Quarto de CriançaFonte: Houzz.

  1. Peça ajuda a criança: Incentive a criança a manter o quarto arrumado sempre, para ela já ir desenvolvendo um senso de responsabilidade através de pequenas tarefas diárias, como guardar os brinquedos no local apropriado e manter a área de estudos organizada. Dessa forma, ela ajuda na decoração do quarto de criança e você contribui, ainda mais, com a educação dela.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: