Criar uma decoração de quarto de menino pode ser uma tarefa bem desafiadora para os pais. Afinal, meninos possuem gostos bem definidos e desejam imprimir sua personalidade também na decoração do quarto.

decoração-para-quarto-de-meninoFonte: Houzz – Sidmouth Design.

O segredo é buscar o equilíbrio entre o que a criança quer e as necessidades que devem ser supridas no quarto, que é um local para descanso, estudo e brincadeira. Vejas as dicas da arquiteta Leila Dionizios para ter uma bonita e funcional decoração de quarto de menino.

• Crianças pequenas ainda não sabem muito bem para que serve um quarto, por isso é importante que a decoração ajude a mostrar a ela que este é um local para dormir. Por isso, tudo nele deve remeter a conforto e dar uma sensação de segurança, para ela se acostumar a ficar no ambiente e sentir-se bem nele. Para isso, ter um ambiente harmonioso e agradável é essencial. A decoração deve ser tranquila e remeter a momentos relaxantes.

• Não é porque você está criando uma decoração de quarto de menino que você irá pintar tudo de azul e decorar com super-heróis. Deixe seu filho indicar as coisas que gosta. Usar personagens na decoração do quarto infantil é arriscado, pois a criança tende a mudar de gosto muito rapidamente e deixar de admirar o projeto. Se o seu filho é fã de uma banda, proponha uma decoração ligada à música; se gosta de um time, o futebol pode ser o tema predominante.

decoração-para-quarto-de-meninoFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

• Na hora de escolher a paleta de cores, dê preferência a cores claras e tons neutros, que são mais fáceis de combinar e ajudam na criação de uma decoração de quarto de menino mais clássica e atemporal, sem a necessidade de ser mudada tão cedo. Deixe as cores mais fortes para serem utilizadas em alguns móveis e acessórios, que irão complementar e dar charme a decoração. Se quiser deixar uma parede mais interessante, é possível revesti-la com papel de parede ou colocar alguns adesivos de parede para dar um toque a mais à decoração de quarto de menino.

• A cama é o item principal do quarto e deve ser escolhida com muita atenção porque boas noites de sono são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Por isso, a cama deve ser de um tamanho adequado para acompanhar o crescimento do menino e o colchão deve ser próprio para seu peso. Os ortopedistas recomendam utilizar colchão de espuma com densidade 18 ou 20 para crianças de 3 a 8 anos e de densidade 28 para crianças maiores, de preferência antialérgico e antiácaro.

• O armário deve comportar roupas e sapatos, para que tudo tenha lugar e não fique espalhado. Também é preciso providenciar uma forma de organizar os brinquedos e outros itens. Para tanto, é possível usar caixas organizadoras, baús, prateleiras, nichos, etc. Tudo vai depender do tamanho do quarto e da forma com que será organizado. Vale a pena incentivar a criança a arrumar seu quarto desde cedo, colocando todas as coisas nos devidos lugares, e deixando-a cada vez mais responsável pelo seu próprio espaço.

decoração-para-quarto-de-meninoFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

• Livros e cadernos não devem ficar dentro do armário, pois precisam de um local adequado para estar sempre a mão na hora da necessidade. Para tanto, vale a pena ter um cantinho de estudos no quarto, com prateleiras para livros e uma escrivaninha. A criança se sentirá estimulada a ler e estudar desde cedo.

• Tente não encher muito o quarto, para haver espaço de circulação e para a criança brincar. É importante reservar esse espaço para diversão, para que a criança o use e não bagunce os outros cômodos da casa. O espaço também pode ser usado para receber amiguinhos para brincar e estudar.

Gostou dessas dicas de decoração de quarto de menino? Tem mais alguma para acrescentar? Conta pra gente!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: