Criar uma decoração de quarto feminino já é um pouco difícil. Agora imagine se esse quarto ainda for pequeno! Se este for o seu caso, já pode deixar a preocupação de lado, pois a arquiteta Leila Dionizios tem um monte de dicas de decoração de quartos pequenos femininos para te dar!

Quarto femininoFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Paredes: Ao escolher a cor das paredes, lembre-se que os tons claros tendem a tornar o cômodo maior, enquanto os mais escuros dão a sensação de que o espaço é menor. Em um quarto pequeno, portanto, é recomendado utilizar cores claras nas paredes, que darão sensação de amplitude visual. Outra vantagem das cores claras é a neutralidade.Costumam combinar com praticamente qualquer coisa! Cores neutras, como branco, bege e cinza, são elegantes e estão super na moda, enquanto os tons pastéis podem dar bastante vida ao espaço. Para dar um toque a mais de cor ao ambiente, também é possível investir e papel ou adesivo de parede, que são modernos e fáceis de instalar.

Piso: revestimentos de cores claras também ajudam a ampliar o ambiente. Quanto mais próximas forem as cores do piso e das paredes, maior será a sensação de continuidade no ambiente, criando amplitude visual. O tipo de piso pode ser escolhido de acordo com o gosto da dona do quarto. Carpetes são bons isolantes térmicos e dão aconchego ao ambiente, já os pisos laminados são bonitos e fáceis de limpar. Ladrilhos e porcelanatos também são muito práticos e podem dar um charme especial ao cômodo.

Quarto feminino lilásFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Móveis: os móveis essenciais para um quarto são cama e armários. Os outros são opcionais e podem ser adicionados à decoração de quartos pequenos femininos conforme o tamanho do quarto e a necessidade de sua moradora. Móveis de linhas retas são mais fáceis de encaixar em ambientes pequenos, devido ao design mais arrojado; no entanto, é possível encontrar móveis mais rebuscados que cabem bem em cômodos pequenos. O importante é medir o cômodo antes para não comprar algo grande demais, que não caiba no quarto e acabe obstruindo portas ou janelas. A mistura de estilos de móveis pode ser interessante, mas em um cômodo muito pequeno pode dar a impressão de que eles não combinam muito bem entre si. Portanto, é importante pensar bem antes de misturar o estilo dos móveis em um quarto pequeno.

Locais para armazenagem: nem tudo vai caber no armário. E o armário nem sempre é o local mais adequado para guarda livros, revistas, papéis, etc. Dessa forma, pode ser necessária a instalação de algumas prateleiras ou nichos no quarto, garantindo um local para manter esse material arrumado, sem atravancar o espaço de circulação do cômodo com mais um móvel. O interessante dos nichos e prateleiras é que eles podem servir também para a exposição de objetos decorativos, que vão deixar o quarto mais feminino e atrativo.

Quarto feminino com parede rosaFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Iluminação: em ambientes pequenos, iluminação é essencial. Portas e janelas devem ficar desobstruídas, permitindo a entrada de luz natural e circulação do ar. Além disso, a iluminação artificial deve ser eficiente, e nem sempre somente uma lâmpada no meio do teto é suficiente. Abajures e luminárias ajudam a melhorar a iluminação, além de serem objetos decorativos muito interessantes. Se houver espaço, invista em um deles para seu maior conforto. Diferentes lâmpadas podem influenciar na forma como vemos as cores e o espaço. Por isso, é importante ter um bom projeto de iluminação, que aproveite da melhor forma possível as características do cômodo.

Espelhos: o espelho é um acessório decorativo coringa para a decoração de quartos pequenos femininos, pois além de contribuir para a iluminação e ampliação visual do cômodo, ele também atende as necessidades de toda mulher! Afinal, quem não gosta de ter um espelho no quarto para se arrumar e conferir o visual antes de sair? Por isso, escolha um espelho de boa qualidade, que não distorça a imagem, e instale-o em um local estratégico.

Parede com fotos no quarto femininoFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

Acessórios decorativos: depois de decidir onde ficarão os móveis e itens principais do quarto, é hora de acrescentar os acessórios decorativos, que darão mais personalidade ao cômodo. O mais importante é dar especial atenção ao acabamento dos acessórios e quantidade deles no cômodo, pois não é bom estar em um espaço pequeno abarrotado de coisinhas. Além de deixar o cômodo ainda menor, o excesso de coisas dificulta a limpeza do espaço. Escolha alguns itens especiais, como porta retratos, almofadas e um quadro bonito, e acrescente-os em algumas superfícies para deixar o quarto não só mais feminino, como também íntimo e pessoal.

Com essas dicas de decoração de quartos pequenos femininos fica bem mais fácil começar esse projeto, não é?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: