Ter um sala de estar menor do que desejava não precisa ser um problema. Basta saber o que colocar dentro dela para torná-la bonita e aconchegante. Mas usando alguns truques para decoração de sala de estar pequena que arquitetos e decoradores criaram, fica muito mais fácil transformar esse cômodo numa área importante da casa.

Decoração de sala de estar pequenaFonte: Houzz – Cynthia Taylor-Luce.

Por causa da falta de espaço, decorar uma sala de estar pequena requer alguns cuidados que podem fazer toda a diferença entre tem um cômodo apertado e funcional e, além de tudo, espaçoso.

Tudo deve começar com a escolha da paleta de cores. Cores claras e neutras tendem a fazer com que o cômodo pareça maior, enquanto as escuras podem torná-lo um tanto apertado visualmente, pois estes tons criam a sensação de que a parede está mais próxima. Claro que a sala de estar não precisa ser completamente branca: beges, cinzas, tons pastéis, dentre outras, são ótimas opções.

Mas se você faz questão de ter uma parede colorida com um tom forte, a dica de decoração de sala de estar pequena é deixá-la bem iluminada e usar móveis claros neste espaço. Assim você equilibra as cores e o local não fica visualmente carregado demais.

Decorção de sala de estar pequena integrada a sala de jantar e cozinhaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Outra opção é reservar as cores escuras para os objetos decorativos. Assim, é possível brincar com as cores e deixar itens interessantes serem os protagonistas da decoração da sala de estar pequena. Quando se cansar deles, basta trocá-los, o que é muito mais fácil do que pintar o cômodo todo. Pequenos detalhes como vasos, almofadas, abajures, dentre outros, podem fazer toda a diferença em um cômodo. Os quadros, por exemplo, são uma ótima saída para quem quer colocar cor na parede e ainda deixam o espaço mais bem decorado, além disso, não ocupam muito espaço.

Saiba que, em se tratando de cômodos pequenos, menos é mais: quanto menos coisas você adicionar a decoração, maior a sala de estar parecerá, pois terá mais espaços livres para circulação. Portanto, coloque somente aqueles móveis que realmente serão utilizados: um sofá, uma mesinha lateral, um rack… pense nas atividades que você desenvolverá no cômodo para decidir o que colocar nele. E tenha cuidado também na escolha do tamanho dos móveis, pois eles precisam caber dentro da sala.

A decoração de uma sala de estar pequena com móveis planejados, por exemplo, pode ser uma boa solução, pois aproveitam cada centímetro disponível da melhor maneira possível. Eles não podem ser mudados de lugar; no entanto, no quesito economia de espaço, podem resolver muitos problemas de uma única vez.

Decoração de sala de estar estreitaFonte: Houzz – Helene Dabrowski Interiors.

Para ganhar algum espaço extra, explore o cômodo verticalmente instalando prateleiras ou nichos. Eles são ótimos para expôr objetos decorativos, além de ser perfeito para quem tem muitos livros e gosta de destacá-los. Mas cuidado com o local e altura em que for instalar as prateleiras e nichos, para que ninguém corra o rico de bater a cabeça neles cada vez que for passar pela sala.

Utilizar espelhos na parede é um grande truque para a decoração de sala de estar pequena, pois ajudam a iluminar o ambiente, melhoram a sensação de amplitude e são belos itens decorativos.Utilizar um espelho grande, vários pequenos ou ainda um jogo de vários formatos e tamanhos pode ser uma boa opção. Na hora de escolher o local do espelho, tome cuidado para não deixá-lo com uma vista estranha, como de frente para televisão ou banheiro. Além disso, ter espelhos em mais de uma parede pode gerar desconforto.

Cuidado para não tapar a janela, pois ela é uma grande aliada na decoração de uma sala pequena, contribuindo fortemente para a iluminação e circulação do ar, deixando o cômodo mais arejado.

Para o ambiente ficar confortável, escolha cortinas ou persianas lisas e de tons neutros, que contribuam com a decoração da casa. Babados, estampas e detalhes podem acabar chamando muita atenção, principalmente em um ambiente compacto.

Decoração para sala de estar pequenaFonte: Leila Dionizios Arquitetura

Agora que você já tem muitas dicas de decoração de sala de estar pequena, basta colocá-las em prática criando o seu projeto! E depois, não se esqueça de contar como ficou.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: