O espaço nas cidades está cada vez mais reduzido, o que tem feito os imóveis sejam cada vez menores. O problema é na hora que precisamos morar e decorar um espaço pequeno! Por isso, o escritório Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica dá algumas ideias de decoração para apartamentos pequenos!

Os apartamentos pequenos podem ficar bastante aconchegantes e (por que não?) espaçosos, basta saber aceitar o desafio de decorar o espaço e planejar todos os detalhes, além de se desfazer de algumas coisas de pouca utilidade. No final, você pode descobrir que tem até espaço sobrando!

Decoração para Apartamentos PequenosFonte: Leila Dionizios Arquiteture e Luminotecnica.

Uso de cores

As cores claras serão suas grandes aliadas, pois ajudam a dar uma sensação de amplitude ao ambiente. Não precisa ficar só no branco básico: tons de bege, cinzas e marrons claros podem complementar seus ambientes sem tornar o espaço escuro. Se possível, também utilize um espelho, pois este é um grande truque dos arquitetos para dar mais leveza e suavidade a ambientes pequenos. Quando limpos corretamente, os espelhos podem nos dar uma sensação agradável de ter o espaço ampliado.

Outra ideia de decoração para apartamentos pequenos muito usada é deixar as janelas sempre desobstruídas. Dessa forma você facilita a circulação do ar, economiza energia elétrica e ainda consegue criar uma sensação de ampliação do espaço muito legal. Caso precise proteger as janelas por causa de crianças ou animais, use cercas ou telas de proteção que tenham a função de bloquear a passagem e não correr risco de acidentes, porém que não impeçam a entrada de luz natural.

Decoração para Apartamentos PequenosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Organização

Para morar em um apartamento pequeno, você terá de aprender a ter bastante organização, pois o acúmulo de objetos pode se tornar um problema e criar uma sensação de bagunça. Os móveis com design mais clean podem te ajudar na hora de decorar, e talvez seja provável que você tenha que abrir mão daquela coleção enorme de bibelôs que você herdou da sua avó. Claro que alguns adereços fazem parte de qualquer decoração, mas procure não abarrotar nenhuma superfície.

Móveis sob medida e multiuso

Talvez possa ser vantajoso utilizar móveis feitos sob medida, pois ter um móvel que foi planejado exatamente para aquele espaço que você tem pode fazer muita diferença no resultado visual da decoração do seu lar. Além disso, na hora de escolher móveis, você pode optar por aqueles que tem mais de uma função: que tal um sofá com baú escondido no braço? Ou uma mesa que também é revisteiro e ainda possui uma gaveta? Basta pesquisar, pois o mercado está cheio de boas opções que vão te ajudar na hora de ter ideias de decoração para apartamentos pequenos.

Decoração para Apartamentos PequenosFonte: Leila Dionizios Arquiteture e Luminotecnica.

Equipamentos eletrônicos

Os eletrodomésticos e eletroeletrônicos compactos também serão grandes aliados na decoração para apartamentos pequenos. Opte por televisões mais finas, que podem ser penduradas na parede. Usar um notebook ao invés de um computador de mesa também ajuda a economizar espaço na sala ou escritório, assim como um fogão cooktop ao invés de um tradicional podem deixar sua cozinha com um pouco mais de espaço.

Bom, essas são apenas algumas ideias de decoração para apartamentos pequenos para que você consiga decorar seu espaço de um jeito muito especial. Mas, se precisar de alguma ajuda, entre em contato com o escritório Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica, que tem a equipe certa para criar o projeto de decoração dos seus sonhos.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: