Jardins, quintais, varandas… o verão é a época em que passamos mais tempo ao ar livre, principalmente se temos uma área externa em casa. E, para tornar esse tempo ainda mais prazeroso, nada melhor do que ficar em um espaço com decoração para área externa bem feita e bonita.

Decoração para área externaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Veja as dicas da arquiteta Leila Dionizio para valorizar sua decoração para área externa:

  • Trate a decoração da sua área externo com o mesmo carinho e dedicação que trata a da área interna: escolha um bom acabamento para piso e paredes, preocupe-se com a qualidade e quantidade dos móveis, escolha objetos decorativos bonitos e mantenha o local sempre limpo.
  • O primeiro passo para a decoração para área externa ficar bonita é deixar piso e paredes bem acabados. Para tanto, escolha tintas e revestimentos apropriados para áreas externas, pois assim eles duraram mais e manterão sua aparência por mais tempo. Os produtos podem ser um pouco mais caros do que aqueles comprados para a área interna, mas vale a pena investir num produto de boa performance e alta durabilidade, que não precisará ser substituído tão cedo.
  • Praticamente toda área externa tem espaço para algum móvel, que também deve ser próprio para ficar ao ar livre. Eles também são um pouco mais caros que os móveis comuns. Entretanto, ao colocar um móvel feito para área interna na externa, ele se danificará com facilidade, pois o material não foi preparado para aguentar a intempéries. Ou seja, essa não é uma boa forma de economizar. Se você precisa de móveis na área externa, precisa também estar pronto a investir no material correto.

Decoração de área externaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

  • Quem tem a sorte de ter uma piscina em casa, pode ter algumas espreguiçadeiras decorando a área externa, que também são ótimas para quem gosta de chamar os amigos para uma farra no final de semana. Já quem só tem uma varandinha, pode colocar um jogo de mesa com cadeiras e chamar o pessoal para um happy hour. O importante, na hora de escolher os móveis da decoração para área externa é ter noção da proporção do acessório em relação ao espaço físico disponível.
  • Na decoração pra área externa também entram plantas. A quantidade delas vai depender do gosto de quem está decorando e também do tamanho do espaço. Um quintal bem grande pode receber várias árvores frutíferas (que também são ótimas sombras) enquanto uma varanda pequena, às vezes, só é capaz de receber alguns vasinhos de flores. O importante é que as plantas estejam sempre bem cuidadas, para manter o visual bonito e viçoso.
  • É importante escolher plantas de acordo com clima e o tipo de sol que elas vão receber. Algumas plantas importadas adaptam-se bem ao clima tropical e o excesso de calor brasileiro, enquanto outras não chegam nem a durar um único dia. Por isso, escolha plantas que já foram aclimatadas ou nativas do Brasil.

Decoração de área externa com cozinha gourmetFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

  • Quem tem um quintal grande, com gramado, árvores e vários canteiros de flores, deve lembrar-se de regar tudo e mandar podar regularmente, para que as plantas cresçam bonitas e saudáveis. Já para aquelas pessoas tem uma varanda pequena, os cuidados podem ser menores, mas nunca devem ser esquecidos, para que as plantas não morram.
  • A iluminação da área externa é um diferencial para a decoração, principalmente para quem gosta de ficar ao ar livre até mais tarde. Faça uma boa iluminação, principalmente nos lugares onde houver móveis, pois será o local em que as pessoas passarão a maior parte do tempo, seja durante o dia ou à noite. Procure iluminar os locais menos utilizados e os locais de passagem, para sua própria segurança. Dê preferência à iluminação fria, que é mais econômica e não irá agredir suas plantas.

Agora que você já tem várias dicas de decoração para área externa, mãos a obra! Mas se você quer um projeto profissional e personalizado, entre em contato com o escritório de arquitetura Leila Dionizios.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: