A cozinha é o cômodo mais delicioso da casa! Por isso, ela merece um projeto de arquitetura especial que desperte a inspiração de quem cozinha e o apetite de quem come. Confira algumas dicas de arquitetura para cozinha e inspire-se!

Projeto de Arquitetura para CozinhasFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Dicas de arquitetura para cozinha ideal

  • Eletrodomésticos: Antes de sair colocando armários na cozinha inteira, meça a geladeira e o fogão e reserve o espaço deles, observando sempre onde há tomadas, para que possam ser instalados com facilidade. Lembre-se que esses eletrodomésticos não devem ficar um ao lado do outro, pois a temperatura do forno pode interferir no funcionamento da geladeira. Se você tem outros eletrodomésticos como micro-ondas ou forno elétrico, reserve espaço nos armários para eles também, assim como para os eletroportáteis, como batedeira, mixer, cafeteira e todos os outros acessórios que você utiliza na cozinha.
  • Móveis: Todo mundo quer ter uma cozinha digna de capa de revista. Isso é totalmente possível, independente do tamanho do seu cômodo. Um bom projeto de arquitetura para cozinha alinha beleza, funcionalidade e praticidade. Por isso, na hora de criar o seu projeto, lembre-se que, mais do que beleza, você precisará de espaço para preparar os alimentos e acondicionar todos os utensílios que utiliza. Nesse caso, bancadas e armários são sempre prioridade.
  • Utensílios: Uma dica de arquitetura para cozinhas pequenas bem importante é que fica difícil ter tanto espaço para armazenamento de utensílios, por isso guarde apenas o que você realmente irá usar, de forma que as superfícies e os armários não fiquem entulhados ou bagunçados. Quanto menos supérfluos você tiver mais espaço vai sobrar para o que você realmente usa, deixando a cozinha com uma aparência mais ampla.

Dicas de arquitetura para cozinhaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Já numa cozinha grande, é natural ter espaço de sobra para guardar tudo o que tem. A dica fica por conta de tomar cuidado com a acumulação de itens desnecessários. Afinal, quanto maior o espaço, maior também é a tendência em juntar objetos. E de nada adianta ter uma cozinha grande e lotada, pois você sempre terá a sensação de que ela é pequena.
  • Espaço para refeições: Se for possível, acrescente uma pequena mesa ou bancada ao projeto de arquitetura e decoração da cozinha. Dessa forma, você cria um espaço ideal para refeições rápidas, além de uma superfície extra que você pode usar na hora de preparar a comida. Você também pode optar por uma mesa de parede dobrável, para ser aberta só quando for necessária.
  • Tipos de revestimentos: Na hora de escolher o material da bancada da pia e da ilha (se você tiver espaço para uma), lembre-se que ele deve ser resistente e prático de limpar. O granito ainda é o favorito e mais utilizado em projetos de arquitetura para cozinha, por causa de sua baixa porosidade. Mas existem outros materiais sintéticos que podem ser utilizados com a mesma finalidade; entretanto, eles custam bem mais caro. Bancadas de inox e alumínio também são uma ótima opção, mas saiba que elas riscam com muita facilidade.

Projeto de Arquitetura para CozinhasFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Revestimentos e acabamentos da parede e do chão devem seguir a mesma lógica de resistência e praticidade, pois a cozinha é um cômodo muito utilizado que tende a sujar com facilidade e acumular gordura sobre suas superfícies. Azulejos, ladrilhos hidráulicos, pastilhas e porcelanatos são boas opções de revestimento para cozinha, pois possuem grande resistência à água e produtos químicos, além de serem fáceis de limpar.
  • Iluminação: Uma dica de arquitetura para cozinha muito boa é incluir um bom projeto de iluminação. Afinal, ninguém consegue cozinhar no escuro. Planeje bem os espaços que precisarem de mais iluminação e dê preferência à lâmpadas econômicas e que não esquentem muito, como as de LED.

E se o que você procura é uma reforma total do seu espaço, com a criação de um projeto de arquitetura para cozinha exclusivo e funcional, entre em contato com o escritório de arquitetura Leila Dionizios, que possui mais de 10 anos de experiência na criação de projetos residenciais, além de várias outras dicas de arquitetura para cozinha.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: