Ambientes pequenos são sempre um grande desafio para os arquitetos em termos de decoração. O profissional precisa pôr toda sua criatividade em prática para otimizar bem o espaço, sempre buscando funcionalidade e aconchego. Além disso, o apelo estético não pode ser ignorado. Por isso, veja as melhores dicas para decorar uma sala de estar pequena.

6 dicas para decorar uma sala de estar pequena

Projeto de sala da arquiteta Leila Dionizios

Confira 6 dicas para decorar uma sala de estar pequena da melhor maneira

Anote todas medidas antes de ir às compras

É fundamental medir as paredes e outros espaços disponíveis que você queira decorar antes de sair para fazer suas compras para a sala de estar. Meça tudo e anote as medidas. Caso faça compras online, faça também a confirmação das medidas do item através do site ou entrando em contato com o fabricante.

Se for comprar em lojas físicas, leve com você o papel ou celular com as medidas anotadas e uma fita métrica para escolher a peça perfeita para o local. E não tenha vergonha de levar sua fita métrica ou trena para a loja! É a sua casa que está em jogo. Meça os móveis e equipamentos com calma e bastante cuidado. Fazendo isso, é possível evitar constrangimentos pós-compra e até mesmo economizar tempo e dinheiro, o que nunca é demais.

Veja como decorar uma sala de estar pequena da melhor maneira

Projeto de sala de estar de Leila Dionizios

Utilize objetos de decoração coloridos

Uma das principais dicas para decorar uma sala de estar pequena é usar as cores neutras como base, como o branco, fendi e bege. Isso porque essas cores ampliam o ambiente, deixando a sensação de espaço maior.

Porém, você pode apostar nos objetos decorativos com cores mais chamativas. Use bastante cor em itens como vasos, plantas, tapetes e capas de almofada por exemplo, definindo a sua personalidade.

Faça bom uso dos espelhos

Espelhos podem facilmente atingir o objetivo de ampliar um espaço de forma mágica. Às vezes, uma sala de estar, à primeira impressão, parece imensa. Porém, quando olhamos novamente e prestamos atenção, percebemos que é apenas uma ilusão de ótica causada por esse objeto, que além de funcional conta com modelos muito bonitos.

Certifique-se de posicionar o espelho de frente para a luz ou para uma parede de cor clara, pois o efeito é melhor aproveitado assim. Além disso, esteja atento também para o que está sendo refletido no espelho em diferentes pontos do ambiente.

Use módulos e nichos para decorar uma sala de estar pequena

Projeto de sala feito por Leila Dionizios

Use módulos e nichos

Uma das dicas para decorar uma sala de estar pequena é fazer com que tudo aquilo que não pode ser espalhado pelo ambiente suba pelas paredes. Os módulos suspensos, por serem vazados na maioria das vezes, dão uma sensação de leveza para o local.

Eles podem ser usados na mesma parede da TV para criar um tipo de estante, onde podem ser colocados os objetos decorativos. Utilizar módulos e nichos em diferentes formatos e cores também é uma ótima maneira de tornar a decoração bonita e divertida.

Disposição correta dos móveis

Para planejar pequenos ambientes, é preciso que a disposição dos móveis seja pensada para atender as necessidades dos usuários. Assim, há um dimensionamento ergonômico da mobília que será utilizada, sempre se atentando para os espaços de circulação.

Lembre-se: uma das grandes dicas para uma sala de estar pequena é utilizar somente os móveis indispensáveis. Assim, o local não fica muito cheio e desconfortável para os moradores e, eventualmente, para as visitas.

Faça a disposição correta dos móveis

Projeto de sala feito por Leila Dionizios

Iluminação possui grande influência

Depois de fazer a disposição dos móveis é feito o projeto de iluminação junto com o projeto de gesso. Pense nos destaques da decoração onde será preciso uma luz difusa, indireta ou pontuada.

Os grandes benefícios de fazer um rebaixamento em gesso acartonado ou em placa são o efeito estético de diferentes formas e a flexibilidade na iluminação. Entretanto, para saber se essa é uma opção viável, é preciso avaliar a altura original do pé direito (altura do piso até a laje de cobertura). Assim, evita-se que o ambiente fique muito baixo ou que seu conforto térmico seja prejudicado.

A arquiteta Leila Dionizios, além de possuir um enorme portfólio de projetos de arquitetura residencial, também é especialista em luminotécnica. Se está precisando de mais dicas para decorar uma sala de estar pequena, que tal fazer uma consultoria? Entre em contato com o escritório de arquitetura e faça um orçamento.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: