Com casas e apartamentos casa vez menores, é natural utilizarmos um mesmo cômodo para mais de uma atividade. Por isso, ter um escritório dentro do quarto é mais normal do que se pensa. Afinal, hoje em dia, muita gente só precisa de um computador e uma conexão com a internet para trabalhar.

Escritório dentro do quartoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Para organizar um escritório dentro do quarto não é preciso ter um enorme trabalho para remodelar o cômodo. Mas é preciso ter bastante organização e trabalhar o aproveitamento de espaço. Cada cantinho será importante na hora de criar o home office ideal, principalmente se for preciso de muito espaço para produzir seus trabalhos.

Concentre-se nos móveis principais necessários no quarto: a cama, o armário e a bancada ou escrivaninha de trabalho. Somente depois que estes móveis forem encaixados na decoração do escritório dentro do quarto, é que será possível inserir os demais, dependendo da sua necessidade. Uma dica é colocar a cama longe da mesa de trabalho, para evitar se deitar ou dormir no horário de trabalho.

Escritório dentro do quartoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Quanto mais o espaço de trabalho ficar perto da janela, mais fácil será o aproveitamento da iluminação natural. Se isso não for possível, será necessário investir em uma luminária. Por outro lado, se a luz incidir diretamente sobre a tela do computador, instalar cortina ou persiana pode resolver o problema. Só tome cuidado para não obstruir demais a janela e deixar seu cômodo escuro e abafado.

Explore verticalmente as paredes, utilizando prateleiras e nichos. Assim, haverá bastante espaço para guardar seus objetos pessoais e materiais de trabalho. Se o trabalho exige uma grande quantidade de papéis, vale a pena investir em caixas ou pastas organizadoras, que são mais fáceis de guardar e limpar do que papéis soltos. As caixas tem um atrativo a mais: podem ser decoradas e contribuir bastante para deixar o escritório dentro do quarto mais bonito e colorido.

Escritório dentro do quartoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Para um cômodo multifuncional, tenha cuidado com a decoração para que o quarto não fique com cara de escritório e perca seu aconchego característico. Por outro lado, abrir mão de alguns itens decorativos pessoais, ou concentrá-los em um local específico, deixa o cômodo mais clean e facilita a concentração. O excesso de informações visuais pode prejudicar o trabalho, principalmente se você é daquelas pessoas que se distrai facilmente.

Procure concentrar o material de trabalho somente em cima da mesa ou bancada, ao invés de espalhá-lo sobre todas as superfícies do quarto, para ter menos trabalho ao final da sua jornada. Otimize espaço e tempo tirando somente o material necessário e que será usado imediatamente. Ao terminar de usar o material, não o deixe de lado; arrume-o novamente para não acumular bagunça.

Escritório dentro do quartoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Em caso de um projeto de arquitetura profissional para incluir o escritório dentro do quarto, entre em contato com o escritório Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica. Sua equipe especializada com certeza terá várias soluções práticas e inteligentes para deixar seu ambiente multifuncional mais bonito e integrado.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: