Parede em textura de cimento queimado para decoração

Parede em textura de cimento queimado para decoração

Esse espaço usamos para ensina-los um pouco mais de alguns detalhes da decoração que usamos em nossos projetos, com escritório de arquitetura em sp e Rio de Janeiro, a arquiteta Leila Dionizios possui projetos executados em vários lugares nacionais e Internacionais.

A decoração feita com o concreto é uma tendência que veio para ficar entre os arquitetos e decoradores. Por esbanjar versatilidade e combinar com todos os estilos, este tipo de material tem sido escolhido para ser aplicado em diversos ambientes de casas, escritórios e imóveis em geral. Para que você conheça mais sobre essa, moda trouxemos algumas informações para você se inspirar. Mas antes das dicas, é necessário entender o que é o concreto e como prepará-lo.

 

O que é concreto e como prepará-lo

Parede em cimento queimado para decoração residencial

Parede em cimento queimado para decoração residencial

Crédito: Freepik

 

O Concreto é um dos itens indispensáveis na construção de imóveis. Mas você sabe qual a sua composição? Ele é o resultado de uma mistura feita com cimento, água, pedra e areia. O ponto chave é que ao ser hidratado pela água, a mistura forma uma pasta resistente e super aderente.

Duas dicas chaves para a preparação do concreto:

 

  1. use água e componentes de boa qualidade ou sua mistura pode dar errada.
  2. misture bem os componentes para que o concreto preencha todos os espaços e forme a substância correta e seja resistente.

 

Dicas de ambientes para apostar no concreto

fotos de cimento queimado 2
Crédito: Freepik

 

O concreto é um tipo de decoração marcante, mas que pode ser neutra também, por isso combina com todos os tipos de imóveis em São Paulo. Abaixo listamos alguns ambientes e jeitos de aplicar o concreto e deixar a sua casa ou escritório ainda mais moderno.

Sala: o concreto fica perfeito na parede da sala. Você pode, por exemplo, escolher uma das paredes para inserir a textura e marcar o ambiente. Assim você terá um cômodo moderno e vai dar destaque para o lado que quiser. A dica neste caso é escolher uma parede para fazer a aplicação. Aplicar em todas as paredes pode sair do clean e ir direto para um ambiente pesado e frio demais, devido a cor cinza.

 

Escritório: o cantinho do escritório precisa ser estimulante e ao mesmo tempo passar calma. Por isso, o concreto é a escolha ideal. Se aplicado em uma parede ou em objetos, ele confere ao local mais personalidade e versatilidade.

 

Acessórios: o concreto também tomou conta dos acessórios nas lojas que vendem produtos para a casa e de decoração. Você encontra facilmente peças feitas com material, que vão desde vasos até quadros, luminárias, mesas e rack.

 

Papel de parede: se você está procurando uma casa à venda em São Paulo e não tem muito dinheiro para investir em decoração, a opção barata e fácil de ser aplicada é o papel de parede. Outra vantagem do papel de parede é a diversidade de estampas. Você pode encontrar desde personagens infantis para as crianças até o tracional concreto. Existem versões no mercado que precisam ser aplicadas por profissionais e outras que podem ser aplicadas pelo próprio morador, ajudando a economizar o valor da mão de obra.

 

Blocos de concreto: do mesmo jeito que os pallets e caixotes ganharam o coração dos amantes de decoração, os blocos de concreto podem ser usados crus na sua casa. A dica é dar nova funcionalidade para o acessório transformando-o em uma prateleira, criado mudo e até mesmo servir como base para um rack ou mesa de escritório.

 

Móveis: que tal fazer um móvel de concreto invés de comprar um de fábrica? Além de ser uma atitude sustentável e mais barata, você terá uma peça única de decoração e vai deixar a sua casa cheia de estilo. Você pode, por exemplo, fazer um rack para acomodar a tv, videogames e acessórios, ou ainda um balcão para dividir a cozinha da sala. Com certeza você e seus convidados vão adorar!

 

Vantagens de usar concreto na decoração

Parede em cimento queimado

Parede em cimento queimado

Créditos: Freepik

 

Usar o concreto na decoração tem várias vantagens. E se você ainda não está convencido que ele é uma boa opção, listamos abaixo mais alguns motivos para apostar nessa ideia e ter um ambiente super versátil:

 

  • Acessível: o concreto é muito fácil de ser encontrado. É possível comprá-lo em lojas de material de construção e também encontrá-lo em outras versões como as citadas acima, acessórios e blocos de concreto. Um saco de 25 quilos de concreto custa em média R$ 31,00.
  • DiY (Faça você mesmo): o bom do concreto é a possibilidade de criar as peças a mão. Se você está procurando imóveis à venda em São Paulo para adquirir e quer ter seu cantinho do jeito que sempre sonhou, soltar a criatividade pode ser uma boa ideia. Convoque a família e mãos à obra!
  • Versátil: para usar o concreto na sua casa, não tem segredo! É só deixar as ideias fluírem e apostar em móveis e acessórios flexíveis. Não tem nada que não possa ser criado com um pouco de planejamento e esforço. Na internet é possível encontrar algumas ideias prontas para você usar. Basta adaptar para o tamanho do seu cômodo.
  • Durabilidade: se você busca por móveis e acessórios que vão ter uma vida útil longa, aposte no concreto. Por ser base de casas e imóveis em geral, ele tem longa durabilidade e não necessidade reparos difíceis.
  • Manutenção: o concreto não exige grande manutenção. O que você pode fazer para conservá-lo mais tempo é aplicar um verniz fosco para proteger a superfície e manter a limpeza periodicamente. Um pano macio (que não solte fiapos) ou um espanador de pó são os mais indicados.

 

O concreto é um material ainda pouco explorado na decoração, mas que tem um grande potencial de ser o queridinho das pessoas. Ele é versátil, barato, fácil de mexer e permite infinitas personalizações. O que vai definir o que usar é a sua criatividade e os seus ambientes. Além disso, o concreto também é encontrado em acessórios de decoração e papel de parede.

 

E aí gostou de aprender mais sobre o uso do concreto na decoração? Aproveite para compartilhar este post nas redes sociais com seus amigos que gostam de decoração e também deixar o seu comentário abaixo contando se já usou concreto na decoração ou se tem alguma ideia para deixar seus ambientes ainda mais lindos.

Quer conhecer um pouco mais de nosso trabalho? Estamos com escritório de arquitetura em sp e rj, atendemos em todo território nacional e internacional. Com projetos de Arquitetura em Miami e Paris.

 

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: