Arquitetos, ou arquitetas, são profissionais experientes que possuem formação e visão para planejar projetos em diversos tipos de ambientes. Esse profissional definirá espaços, materiais que devem utilizados e qual as técnicas de construção serão utilizadas. Por isso a importância de contratar um arquiteto.

Além disso, o(a) arquiteto(a) deve procurar sempre reduzir custos e idealizar as etapas do projeto de arquitetura para que ele se adapte às demandas de uso do local. Entretanto, ele deve sempre priorizar as questões estéticas, pois tudo deve conter um certo nível de beleza.

Importância de contratar um arquiteto: veja por que confiar no profissional

Fonte: Envato

Entenda a importância de contratar um arquiteto

Muitas pessoas acham que contratar um arquiteto é algo supérfluo. Por julgarem como apenas um capricho, acabam descartando a ideia e não realizam a consultoria como o profissional. Arquitetos(as) estão sempre por dentro das tendências estéticas mais modernas. Além disso, também ficam cientes sobre os lançamentos de materiais do mercado, podendo te oferecer uma ajuda mais transparente e econômica.

Se você está montando um novo imóvel, seja ele uma casa, apartamento, ou comercial, isso se trata de um sonho que foi tão desejado e idealizado com carinho. E, quando se trata de sonhos, não existe espaço para brincadeiras. Com certeza você não quer que ele se torne um pesadelo, gerando problemas futuros que precisarão ser resolvidos às pressas.

O profissional irá te orientar e projetar aquele espaço de acordo com a disponibilidade do local e seu estilo de vida. Lembrando sempre de otimizar os custos e os espaços. Por causa disso existe a importância de contratar um arquiteto.

Entenda a importância de contratar um arquiteto

Fonte: Envato

Saiba como identificar um profissional qualificado

Sabendo sobre a importância de contratar um arquiteto, é fundamental estar ciente de que, como em qualquer área, existem bons e maus profissionais. Por esse motivo, é importante observar algumas particularidades para saber como escolher o(a) arquiteto(a) certo(a).

  • Faça uma busca pelas referências do(a) arquiteto(a) junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. As informações ficam disponíveis no CREA da região;
  • Tenha sempre um diálogo claro e objetivo com o(a) arquiteto(a). É muito importante não esconder nenhum tipo de informação e participar o máximo possível da execução da obra e do projeto. Faça suas sugestões e dê opiniões quando achar necessário, mas, é claro, sem desrespeitar o serviço do profissional que foi contratado para aquilo. Mesmo assim, é fundamental participar sempre, pois o projeto deve atender às suas demandas pessoais;
Importância de contratar um arquiteto: como identificar um profissional qualificado

Fonte: Envato

  • Não escolha o profissional só porque ele oferece um custo mais baixo de seus honorários. Isso, provavelmente, também estará atrelado ao seu nível de experiência e competência. E você, com certeza, não quer alguém sem qualificação suficiente cuidando do seu projeto;
  • Em hipótese alguma realize a contratação sem que exista um contrato firmado. O documento deve conter, de forma clara e detalhada, tudo que esteja relacionado ao projeto. Dessa forma, não haverá dúvidas sobre os serviços que serão executados, valores e condições de pagamento e, claro, os prazos;
  • Informe-se sobre quais são as necessidades legais para que o projeto seja aprovado e a obra executada. Saiba também quais responsabilidades o profissional poderá assumir.

Contar com o arquiteto é fundamental

Se você está considerando realizar a expansão do seu comércio, construir um imóvel ou reformar sua casa, a importância de contratar um arquiteto para a obra é tão grande quanto qualquer outra coisa.

A orientação do profissional correto poderá direcionar o desenvolvimento de soluções criativas e responsáveis. Essas soluções serão postas em prática a partir do entendimento das suas necessidades pessoais ou comerciais. Assim, os benefícios serão muitos, gerando conforto e produtividade.

Contar com o arquiteto é fundamental

Fonte: Envato

O escritório da arquiteta Leila Dionizios atua no Brasil e exterior. Sua vasta experiência em consultoria e desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores, residencial, comercial e corporativa garante que sua contratação valerá a pena em todos os sentidos. Além disso, Leila possui especialização em projetos luminotécnicos, que fazem toda a diferença na arquitetura. Entre em contato e faça seu orçamento.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: