Desde tempos imemoriais, sempre foi preocupação dos seres humanos conseguir iluminar suas moradias de forma adequada, suprindo a falta da luz natural. Desta necessidade, nasceu também o estudo da aplicação da iluminação artificial, ou seja, a luminotécnica ou luminotecnia. Esta “ciência” se desenvolveu muito ao longo do tempo, principalmente com os avanços tecnológicos e a criação de novos tipos de lâmpadas e iluminações.

A luminotécnica concilia conhecimentos sobre iluminação e arquitetura, além de levar em conta o gosto pessoal de cada um. O maior desafio de quem trabalha com projetos de iluminação é aliar o conhecimento técnico da área com as preferências de cada cliente, criando um projeto que seja eficiente e agradável esteticamente.

Projetos de Luminotécnica

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

 

A luz, em si, é invisível: o que observamos é o objeto iluminado. Além disso, cada pessoa tem uma sensibilidade diferente na percepção de cores e quantidade de luz, o que torna e luminotécnica uma arte bastante difícil. Mas existem algumas dicas que podem ser seguidas na hora de criar bom um projeto de iluminação.

É super importante pensar na quantidade de luz realmente necessária a cada cômodo. Tanto o excesso de luz quanto a sua falta causam desconforto. Alguns projetos exageram na quantidade de lâmpadas, o que significa não só gastos extras desnecessários com materiais, como também um desperdício de energia. Outros, pecam pela falta dela, deixando o ambiente apagado e soturno. Cômodos com paredes mais escuras precisam de maior quantidade de luz, enquanto cômodos claros podem ter menos lâmpadas.

Projeto de Luminotécnica na Decoração de Interiores

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

 

No quarto, a luz uniforme e indireta pode dar um bom resultado. A iluminação precisa estar de acordo com as atividades desenvolvidas neste cômodo, como trocar de roupa, ver televisão, ler e dormir. Um recurso de iluminação muito comum em quartos é colocar abajures ou luminárias ao lado da cama, para facilitar essas atividades.

Projeto de Luminotécnica na Decoração de Interiores

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

 

Já na cozinha, por exemplo, onde é necessário enxergar com precisão, você pode investir em uma iluminação direta, principalmente para evitar acidentes. Se algum local importante ficar mal iluminado, escolha luminárias que permitam direcionar a luz e aumentar sua segurança.

Projeto de Luminotécnica na Decoração de Interiores

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

 

Na sala de estar, a iluminação do ambiente pode ser mais difusa, para criar aquela atmosfera agradável e aconchegante. As lâmpadas com cor amarelada são perfeitas para este cômodo, pois criam esta sensação de conforto e acolhimento. Se neste ambiente há algo que você queira destacar, como uma obra de arte, você pode instalar um spot de luz direcional: ele irá valorizar este local especial sem interferir no resto do projeto de iluminação.

Projeto de Luminotécnica na Decoração de Interiores

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica.

 

O banheiro, em geral, é o cômodo em que mais se cometem erros na hora de fazer o projeto de iluminação. Luzes uniformes e intensas, principalmente na bancada da pia, são as ideais. Evite lâmpadas e luminárias que criam sombras, pois estas iram te atrapalhar quando você estiver em frente ao espelho. Lâmpadas são muito quentes também não são aconselháveis, pois te farão transpirar com facilidade.

No escritório ou home office, a iluminação deve se focar em alguns, principalmente nas mesas e espaços de trabalho. Se for preciso, coloque luminárias de mesa para facilitar a leitura. Mas não se esqueça: luzes incidindo diretamente sobre a tela do computador podem causar desconforto, pois atrapalham enxergar e deixam o ambiente mais cansativo.

Projeto de Luminotécnica na Decoração de Interiores

Fonte: Leila Dionizio Arquitetura e Luminotécnica

 

Mas, é claro, se você ainda não se sente seguro para renovar a iluminação da sua casa, contrate um profissional especializado em luminotécnica. Esta pessoa fará um estudo sobre a arquitetura da sua casa e, dessa forma, conseguirá criar o projeto de iluminação mais compatível e coerente com os seus ambientes.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: