Muita gente aposta em uma decoração neutra para ter um ambiente sóbrio e funcional. No entanto, depois de um tempinho, o espaço começa a parecer um pouco entediante. Dessa forma, para não precisar fazer uma reforma geral, é preciso adicionar objetos coloridos na decoração.

A arquiteta Leila Dionizios criou uma série de dicas simples que todo mundo pode seguir para deixar os cômodos com mais cor apenas adicionando objetos coloridos na decoração. Afinal, trocar objetos decorativos é bem mais fácil do que mudar a cor ou revestimento das paredes.

Veja como deixar sua casa mais viva usando objetos coloridos na decoração:

Objetos coloridos na decoraçãoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Os objetos e acessórios coloridos para casa dão um toque bem pessoal a decoração, deixando-a bem personalizada. Por isso, pense muito bem no que você vai exibir na sua casa. Opte por objetos mais elegantes e refinados, com um belo acabamento, para deixar a casa com um visual bem moderno.

  • Antes de comprar um monte de objetos e acessórios coloridos, pense muito bem no cômodo que será decorado: espaços menores vão precisar de poucos objetos, enquanto ambientes grandes podem receber mais acessórios. Cuidado para não pecar pelo excesso e não se esqueça que os acessórios não precisam ser necessariamente todos da mesma cor, mas devem harmonizar entre si.

  • Todos os ambientes podem receber uma decoração mais colorida e alegre, mas alguns objetos ficam melhor em alguns espaços. Por exemplo, almofadas são ótimas para colorir quartos e salas, enquanto toys arts podem tornar o home office mais interessante. Toalhas coloridas podem deixar banheiros neutros mais bonitos e coloridos.

Objetos coloridos na decoraçãoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Os quadros também ajudam a adicionar um pouco de cor ao ambiente. Para tanto, é possível escolher telas, gravuras e até fotografias. Se você for utilizar mais de um quadro, não se esqueça que eles devem combinar entre si. As molduras devem ser de cores neutras, como branco, cinza ou madeira natural, para destacar as imagens e não competir com elas. Uma boa ideia é utilizar uma série de quadros no corredor, tanto para colori-los tanto para deixar o pequeno espaço parecendo uma galeria de arte.

  • Se você tem um acessório muito bonito e interessante, como uma obra de arte, ele merece ser o destaque da decoração. Para tanto, a utilização de uma iluminação especial e direta sobre o objeto pode destacá-lo. Só tome muito cuidado ao escolher a lâmpada, pois ela não pode esquentar a peça para que esta não desbote, trinque ou estrague com o passar do tempo.

  • As vezes, o único detalhe que falta ao ambiente é um tapete colorido! Para adquirir o tapete perfeito, meça o espaço para não comprar um grande demais. E não se esqueça que tapetes devem ser higienizados sempre que possível, de acordo com as indicações do fabricante.

Objetos coloridos na decoraçãoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Móveis coloridos também podem complementar a decoração. Você pode mandar estofar um sofá, uma poltrona ou o assento das cadeiras para mudar o visual da do espaço. Também é possível reformar um móvel e pintá-lo de uma cor inusitada para dar destaque a ele. Uma mesinha de centro ou lateral colorida já dá outro visual à sala.

  • A roupa de cama é outro item muito fácil de ser trocado, além de não ser muito caro investir em lençóis e fronhas de boa qualidade. Além disso, uma colcha bonita e colorida já muda completamente o visual do quarto, não é mesmo? Para dar um visual ainda mais especial ao quarto, considere colocar um abajur ao lado da cama, com uma cúpula bem interessante. Além de ajudar na decoração, ele é um ótimo acessório para quem gosta de ler na cama.

  • As flores são ótimos acessórios decorativos, que podem trazer a natureza e muita cor para o interior da sua casa. Escolha plantas que se adaptem bem a ambientes internos e exijam poucos cuidados.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: