Quem não gosta de ter uma casa bonita e cheirosa? Os perfumes para casa estão em alta e ajudam a criar uma identidade para sua residência. Por isso, se você quer deixar seu cantinho com um aroma gostoso e aquele famoso “cheirinho de casa”, saiba mais sobre essa moda e adote a ideia.

Nest Design | Leila Dionizios Arquitetura e LuminotécnicaFonte: Houzz – Nest Designs.

Já existem no mercado vários tipos de perfumes, facilmente encontrados até em supermercados: velas aromáticas, difusores, sprays, aerossóis, sachês, dentre outros. Esses perfumes para casa não servem só para afastar odores desagradáveis, eles podem deixar sua residência com um aroma muito especial. E, na hora de escolher o seu preferido, saiba que eles podem ser de dois tipos: naturais ou sintéticos, e a escolha de um depende das preferências dos donos da casa.

Os perfumes sintéticos para casa têm como foco somente o cheiro e costumam durar mais, pois possuem potentes substâncias químicas fixadoras. A desvantagem de usar este tipo de produto é que eles podem causar alergias respiratórias e fazer mal aos pets. Por isso, é preciso pesquisar e testar antes encontrar um que irá funcionar melhor para você e sua família.

Decoração de Interiores | Leila Dionizios Arquitetura e LuminotécnicaFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

A outra opção são os perfumes naturais para casa, feitos com óleos essenciais. O cheiro deles não fica tanto tempo no ar, pois eles não possuem fixadores e não costumam afetar a saúde de ninguém. Pelo contrário, os óleos essenciais são fitoterápicos e quando combinados, podem criar uma atmosfera de energia e perfume única na sua casa. Se você optar por um ar romântico, pode usar essência de rosas ou jasmim; já se o que você busca imprimir uma alegria ao cômodo, use essência de laranja ou limão.

Na hora de escolher o seu perfume para casa, não se esqueça de que ele deve encaixar na decoração como qualquer outro objeto decorativo. Por isso, é importante que ele possua uma embalagem bonita e condizente com o ambiente, a não ser que o seu escolhido seja um spray ou aerossol, que voltará para dentro do armário assim que você terminar de utilizá-lo.

O perfume de cada cômodo

Na hora de escolher o perfume para casa que irá odorizar cada, você pode usar a aromaterapia como sua aliada. Por isso, é importante conhecer a função dos principais aromas dentro desta ciência, para que você os use corretamente e crie uma atmosfera de saúde e bem estar na sua casa.

• Sala de estar: Na sala de estar, por exemplo, você pode usar os aromas cítricos, como laranja, limão e tangerina, pois eles promovem a paz, a alegria e a calma, além de terem ótimo efeito no combate a ansiedade, tristeza e sonolência. Você pode combinar os cítricos com o aroma de rosas brancas, que promovem calma para as relações familiares.

• Escritório e Sala de Estudos: Já no escritório e área de estudos, em que você precisa ter mais concentração, a aromaterapia recomenda o uso de aromas estimulantes, como menta e canela. Aliás, a canela, além de ser um ótimo bactericida, fungicida e anti-mofo, também estimula bons negócios e trás bons fluidos para o ambiente. Você também pode usar alecrim e limão, que auxilia a concentração, e aloe vera, que é um calmante natural.

• Cozinha: Na hora de perfumar a cozinha, que já é um ambiente cheio de perfumes e aromas por si só, você pode usar cravo e eucalipto, que promovem a sensação de limpeza e ajudam a neutralizar outros cheiros, e podem também ser utilizados no banheiro. O cravo também é um poderoso bactericida e fungicida, portanto, perfeito para este espaço da casa.

• Banheiros: No banheiro, as essências bactericidas vão criar uma atmosfera de limpeza e frescor, além de deixar o ar mais limpinho e cheiroso. Você pode usar uma combinação de essências, mais saiba que as mais indicadas são eucalipto, alecrim, citronela e hortelã.

• Quartos: No quarto, a lavanda pode ajudar aquelas pessoas que tem problemas de insônia, pois ajuda a relaxar e desliga o corpo da tensão e da sensação de cansaço. Já o olíbano é revigorante e dissipa angústias e mágoas. Mas se o objetivo é promover um clima de romance, você pode abusar da essência de rosas, que ativam o poder de sedução, e também patchouli e sândalo, que é são potentes afrodisíacos.

Stadler Form Jasmine Aroma Diffuser | Leila DioniziosFonte: Houzz – Stadler Form Jasmine Aroma Diffuser.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os perfumes para casa, já sabe qual irá escolher?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: