Um projeto de arquitetura exige bastante trabalho e atenção aos detalhes, tanto por parte do arquiteto, quanto por parte do cliente. Por isso é importante se perguntar: um projeto de arquitetura à distância pode dar certo?

Arquitetura à Distância | Leila DioniziosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

A resposta é muito simples: sim! Mas, para tanto, é necessário um alinhamento e uma boa relação entre a equipe que irá desenvolver o projeto, a equipe que irá executar o projeto e o cliente. O escopo precisa atender a todos as necessidades do contratante, além de ser bonito e funcional, como qualquer outro projeto de arquitetura.

Projetos de arquitetura à distância estão se tornando cada vez mais comuns, uma vez que bons profissionais nem sempre são fáceis de encontrar. Por isso, o arquiteto é convidado a desenvolver um projeto em outro estado, ou até outro país, para suprir essa carência. Um bom exemplo são as famílias que se mudam para os Estados Unidos e resolvem contratar um arquiteto brasileiro de confiança. Desta forma, eles não precisam se preocupar muito com o projeto, pois já tem contato e recomendações do trabalho profissional.

Arquitetura à Distância | Leila DioniziosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Esse tipo de projeto também é bastante comum em redes de lojas que resolvem abrir filiais em outros estados ou países. Dessa forma, o arquiteto desenvolve um projeto de arquitetura comercial que deverá ser implantado em todas as lojas da rede, para que nenhuma fique fora do padrão e sua identidade visual possa ser identificada em qualquer parte do mundo. O projeto até pode passar por algumas adaptações devido ao espaço da loja, mas não pode perder suas características principais.

A tecnologia vem ajudando bastante neste processo de criação de projetos de arquitetura à distância. Não só o telefone, como também a internet, os e-mails e os programas e aplicativos de conversa online facilitam bastante a vida de arquitetos e clientes. Assim, com a comunicação tão facilitada, fica fácil manter todos os envolvidos com o projeto atualizados.

Arquitetura à Distância | Leila DioniziosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Para desenvolver um bom projeto de arquitetura à distância, também é necessário que o arquiteto esteja disposto a se deslocar sempre que necessário, não só para fazer ajustes no projeto, como também para supervisionar o andamento da obra. Em alguns casos, o contratante pode contar com a supervisão de outras empresas ou equipes locais, o que é comum nesse tipo de caso, onde parcerias são formadas para redução do custo, além também de facilitar a necessidade de locomoção do arquiteto responsável pela obra. Por isso, antes de começar um enorme projeto em outro país, o arquiteto precisa verificar sua disponibilidade para os meses em que estará envolvido com este trabalho.

Uma grande vantagem para o arquiteto que se envolve em projetos de arquitetura à distância é que, por estar sempre viajando e executando obras em lugares diferentes, ele passa a conhecer marcas e produtos de outros estados e países. Dessa forma, ele pode oferecer materiais diferenciados e únicos para deixar o cada design singular, principalmente se estiver envolvido com um projeto internacional. Uma peça de artesanato diferente ou um objeto decorativo importado pode valorizar bastante a decoração.

Arquitetura à Distância | Leila DioniziosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Outra grande vantagem, tanto para os arquitetos quanto para seus clientes, é que o profissional de arquitetura, ao desenvolver projetos à distância, terá contato com outros profissionais da área e também com métodos diferenciados de construção. Assim, o arquiteto pode aprender outras metodologias que o ajudaram a executar os novos projetos com mais eficiência e economia, de forma sustentável e com menos impactos à natureza.

Ao desenvolver um projeto de arquitetura à distância, o arquiteto terá de firmar novas parcerias, principalmente no que diz respeito aos profissionais que executaram a obra. Será preciso montar uma equipe de confiança para que o resultado final da obra seja fiel e esteja completamente alinhado com o projeto inicial.

Arquitetura à Distância | Leila DioniziosFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Desenvolver um projeto desse tipo é muito mais simples do que se imagina. E se você precisa de um, conheça o escritório de arquitetura Leila Dionizios, que já está preparado para desenvolver projetos a distância com muita eficiência e qualidade.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: