Você está pensando em começar um projeto de sobrado para construir a casa dos seus sonhos? Os sobrados foram as construções urbanas mais comuns da época do Brasil colônia e consistiam em edificações com dois ou mais andares e com uma área construída relativamente grande. Mas, atualmente, é comum encontrarmos sobrados construídos com uma arquitetura mais moderna e de tamanhos variados.

Vale ressaltar que alguns casarões antigos que foram divididos dando origem a casas menores também ficaram conhecidas como sobrado. Entretanto, esse tipo de construção chama-se casa geminada, que vem da palavra gêmea, pois originam-se de uma mesma estrutura. Um sobrado pode ser dividido, virando casas geminadas, daí essa confusão de termos!

Projeto de SobradoFonte: Site Mundo das Tribos.

A vantagem de se criar um projeto de sobrado é que você pode aproveitar muito mais o terreno, principalmente se ele não for exatamente do tamanho que você deseja, construindo mais andares e criando uma área interna bem maior. Dessa forma, ao invés de comportar todos os cômodos em um único andar térreo, e acabar com quartos, salas, banheiros e cozinha minúsculos e apertados, você pode dividir os cômodos em diferentes andares, deixando-os bem maiores. Que tal reservar o último andar para construir aquela suíte master que você tanto deseja?

A desvantagem de investir num projeto de sobrado é que você terá escadas pela casa, e elas podem tomar uma parte considerável do seu orçamento, além de diminuírem a acessibilidade. As escadas também podem deixar alguns espaços difíceis de decorar! Além disso, os custos para construir as fundações de uma casa com andares superiores são mais altos.

Projeto de SobradoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Na hora de desenvolver o projeto do sobrado, é necessário levar em conta que a construção terá um ou mais andares além do térreo, e a estrutura para suportar todo esse peso precisa ser bem mais forte do que de uma casa de um único andar. Em alguns casos, os engenheiros e arquitetos precisam também trabalhar o projeto geológico, para certificar que o solo do terreno dará a sustentação necessária a esse tipo de construção.

É comum concentrar a sala de estar, a sala de jantar, a cozinha e outras áreas de convivência no andar inferior e os quartos nos andares superiores, mas isso não é uma regra. Dessa forma, você tem os cômodos de maior circulação no andar de baixo e um piso superior mais reservado e separado das outras atividades rotineiras da casa. Também é importante distribuir bem os banheiros, colocando um por andar. Afinal, ninguém quer ter que ficar subindo e descendo escada no meio da noite para poder ir ao banheiro.

Projeto de SobradoFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Use e abuse da iluminação natural, já que ela pode ser melhor aproveitada em um projeto de sobrado do que em um prédio. Vai valer mais a pena investir um pouco mais no projeto do que ter todo mês uma conta alta de luz.

Portanto, na hora de desenvolver o seu projeto de sobrado, você deve pesar os prós e contras deste tipo de construção. E não se esqueça de procurar um bom escritório de arquitetura para te auxiliar, como o Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica, que possui a equipe perfeita para te ajudar nesta empreitada!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: