Morar em um apartamento pequeno não é, necessariamente, sinônimo de passar aperto e nem uma desculpa para deixar seu projeto residencial negligenciado. Hoje em dia, com o trabalho de um bom arquiteto ou de um escritório de arquitetura, é possível criar um projeto para apartamento pequeno modificando e melhorando adequadamente cômodos de qualquer tamanho.

Projeto para Apartamento PequenoFonte: Houzz – Tennessee Tiny Homes.

A arquitetura em um projeto para apartamento pequeno deve ser pensada e analisada profundamente, pois exige cuidados extras. Ter pouco espaço pode ser sinônimo de utilizar uma mobília diferente e adaptada, além de cores que criem a ilusão de amplitude visual nos diferentes cômodos da casa.

Dicas de arquitetura de um projeto para apartamento pequeno

  • Cores: As cores claras dão uma sensação de espaços mais amplos e limpos, pois refletem a luz com mais intensidade, sendo opções perfeitas para utilizar no projeto para apartamento pequeno! Branco ou cinza são ótimas alternativas, pois além de serem cores atemporais e elegantes, são também tendências no ano 2015.
  • Móveis: A utilização de mobília multifuncional pode poupar espaço, além de satisfazer as necessidades do cliente; assim como a distribuição vertical dos móveis pode rentabilizar qualquer metro quadrado disponível!

Por exemplo: se você possui uma grande coleção de livros, mas não há um espaço correto para eles no seu apartamento pequeno, existe a possibilidade de optar por prateleiras que fiquem presas as paredes.

Desta forma, os livros não ocuparão muito espaço e será mais fácil mantê-los em ordem. Dê preferência a móveis de design clean e linhas retas, pois eles se encaixam nos espaços com mais facilidade e são muito mais fáceis de limpar.

  • Eletrodomésticos e eletrônicos compactos: Hoje em dia já existem no mercado soluções de eletrodomésticos e eletrônicos bastante compactos, que são pensados exatamente para as pessoas que não tem muito espaço em casa. Afinal, o tamanho dos imóveis vem diminuindo em todas as partes do mundo. Escolha peças pequenas e que você realmente irá usar. Você não vai precisar de uma batedeira planetária a não ser que comece a vender bolos.
  • Espelhos: Considere também integrar alguns espelhos na decoração do apartamento, pois eles criam a ilusão de espaços mais amplos e podem ser utilizados em diversos cômodos. Os espelhos também dão leveza aos cômodos, deixando-os mais suáveis, e devem ser mantidos sempre limpos, já que são pontos centrais na decoração.
  • Objetos decorativos: Outra dica para criar um projeto para apartamento pequeno é não pendurar muitos objetos nas paredes, pois eles podem dar a impressão de que o espaço está cheio e bagunçado. O mesmo vale para os tapetes. Por isso, selecione bem os itens que você irá usar na decoração. Na hora de escolher o que vai em cima dos móveis, procure não entulhar as superfícies para não criar aquela sensação de claustrofobia. Objetos decorativos são muito importantes para você imprimir personalidade ao cômodo, mas o excesso pode ser prejudicial até para a sua saúde.

Projeto para Apartamento PequenoFonte: Houzz – Archiforms Studio.

  • Não bloqueie as janelas: O seu apartamento já é pequeno e você não vai querer ter a sensação de que está sufocando o tempo todo. Por isso, não obstrua as janelas e facilite a entrada de luz e ar na sua casa. Dê preferência a cortinas e persianas de materiais leves e, caso tenha crianças ou animais em casa, opte por telas ao invés de grades de ferro.
  • Guarde somente o que precisa: Se você não tem muito espaço, talvez precise até se desfazer daqueles itens que você não usa com frequência; afinal, não vale a pena guardar coisas inúteis. Organize tudo o que não tem mais utilidade para você e venda na internet ou doe para quem realmente está precisando. Com certeza, você fará a alegria de algumas pessoas.
  • Contrate um profissional: Entregue o seu projeto de decoração de apartamento pequeno para um arquiteto. Com certeza, o trabalho ficará ótimo e você terá uma decoração organizada e com a sua cara!

Projeto para Apartamento PequenoProjeto residencial da arquiteta Leila Dionizios para um apartamento em Botafogo.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: