Você acabou de comprar um apartamento, mas ele precisa de reformas? E você não sabe quais obras fazer no apartamento antes de começar a decorar? Ou por onde começar?

Calma! A arquiteta Leila Dionizios traz uma série de dicas sobre quais obras fazer no apartamento antes de começar a decorar.

Obras para fazer no apartamento antes de começar a decorar

Fonte: Homeplan.

  • Se na reforma do apartamento será preciso derrubar paredes ou mudá-las de lugar o ideal é começar por isso. Afinal, a derrubada de paredes ou a construção de novas toma tempo e produz muita sujeira e entulho. Além disso, piso e rodapé precisarão de reparos por causa das mudanças.
  • Se houver necessidade de novas instalações elétricas é importante que isso seja feito antes não só de decorar como também de pintar a casa, pois será preciso quebrar partes das paredes para puxar novos fios e instalar as tomadas.
  • Caso haja necessidade da instalação de uma nova iluminação, a obra deve ser feita antes de começar a decorar, preferencialmente junto as novas instalações elétricas, para que tudo fique bem organizado no quadro de luz.
  • Se você pretende trocar portas e janelas do apartamento, pode valer a pena fazer isso antes de dar início à decoração. Esse tipo de obra pode gerar um pouco de sujeira e entulho, principalmente se não forem do mesmo tamanho das originais.

    Antes de começar a decorar quais obras devemos fazer no apartamento

    Fonte: Kiplinger.

  • Em alguns apartamentos pode ser necessário mexer na parte hidráulica, o que pode ser péssimo para quem já está com a casa decorada. Para puxar novos pontos de água ou consertar vazamentos geralmente é necessário quebrar o piso ou a parede, gerando muito barulho e sujeira. Além disso, a possibilidade de molhar o espaço é bem alta, o que ode danificar os móveis e objetos decorativos se eles já estiverem instalados no cômodo.
  • Trocar o piso do apartamento é outra tarefa demorada e que exige uma boa parcela de tempo e dinheiro. Como será preciso remover tudo do cômodo antes de trocar o piso, o ideal é fazer isso enquanto o espaço está vazio, ou seja, antes de você se mudar e começar a decorar os cômodos. A troca de piso tende a produzir muita sujeira e entulho, que pode sujar ou danificar os móveis.
  • No caso de áreas molhadas, como banheiro, cozinha e área de serviço, se houver necessidade de realizar reformas nestes locais, é importante que elas comecem o quanto antes. Afinal, os espaços precisaram de tempo para secar, o que impossibilita o uso dos cômodos por, pelo menos, 12 horas.
  • Alguns prédios disponibilizam gás encanado para ser utilizado tanto na cozinha quanto no banheiro. As instalações externas ficam a cargo da empresa que fornece gás, mas as instalações do apartamento devem ser feitas pelo morador. E fazer essas instalações nem sempre é fácil, pois pode ser necessário quebrar paredes para a passagem de canos de gás.

    Obras que devem ser feitas antes de começar a decorar o apartamento

    Fonte: Money Crashers.

  • Pintar as paredes não tende a ser uma tarefa demorada, mas pode ser bastante desgastante quando o apartamento já está decorado, pois é preciso retirar tudo do cômodo para não manchar móveis e acessórios com tinta de parede.
  • Se o seu projeto pede acabamentos em gesso, faça-os quanto antes. O pó produzido durante esse tipo de obra é muito fino e difícil de limpar. Agora imagine tentar retirá-lo, por exemplo, de um estofado.
  • Quem vai trocar as bancadas da cozinha, do banheiro e/ou da área de serviço precisa ter em mente que esse é um trabalho que costuma ser rápido, porém pesado e que gera muito barulho, sujeira e entulho. Além disso, fica bem difícil utilizar os cômodos durante uma obra como esta. Portanto, vale a pena fazer a troca antes de decorar os espaços.
  • Se você usará móveis planejados no seu apartamento novo, programe a instalação deles para antes de se mudar. Locais de armazenamento são importantes para uma boa decoração, portanto ter os armários instalados antes de começar a decorar o apartamento pode ser fundamental para os cômodos ficarem com uma boa aparência.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: