Ter um quarto dividido por irmãos não é fácil: o espaço é pequeno, a bagunça é grande e a decoração é uma incógnita. No entanto, é preciso adaptar o cômodo da melhor forma possível para que ele funcione bem e atenda às necessidades dos irmãos. Mas como decorar um quarto divido por irmãos?

Quarto Dividido por Irmãos como Decorar

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Com paciência e imaginação é possível ir longe. Mas ter uma ajuda profissional pode abreviar o processo de decorar o quarto. Por isso, confira das dicas de decoração da arquiteta Leila Dionizios para deixar o cômodo bonito e organizado para todos que vão dividi-lo.

  • A solução mais simples encontrada por muita gente é instalar um beliche. Não ocupa muito espaço e permite a instalação de mais armários e outros móveis como cômodas, mesas de estudo e mesinha de cabeceira. Apesar de funcionar muito bem em alguns casos como em quartos pequenos, o beliche nem sempre satisfaz a todos. Subir e descer a escada todos os dias para dormir pode se tornar incômodo depois de algum tempo. Além disso, encontrar um beliche bonito e com boa qualidade pode ser bem difícil. Um móvel sob medida pode ser uma opção nesses casos.
  • Outra opção é usar uma bicama. Neste caso, a cama de baixo precisa ser puxada e recolhida todos os dias. Com esse formato de cama pode ser conveniente encaixar mais móveis no quarto.
Decoração do Quarto Dividido por Irmãos

Fonte: Houzz – Carlyn And Company Interiors + Design.

  • A solução mais usada quando o espaço permite é usar duas camas comuns e criar um layout na arrumação dos móveis do quarto de forma que se mantenha o máximo de espaço livre para a circulação.

Elas podem ficar lado a lado, em L ou da forma que o espaço disponível melhor permitir. Dessa forma, também é possível delimitar espaços pessoais para cada irmão decorar seu cantinho do jeito que achar melhor, com seus objetos pessoais e cores favoritas.

  • Moveis de cores mais neutras, como madeira natural ou branco, podem ajudar na criação da decoração do quarto divido por irmãos, assim como usar tons sóbrios nas paredes. Os detalhes decorativos e cores mais fortes podem ficar por conta dos acessórios que serão inseridos no espaço.

No entanto, mesmo permitindo que cada irmão expresse sua personalidade em uma parte do quarto, as cores devem combinar entre si para que o ambiente não fique desconexo e/ou sobrecarregado.

  • Um quarto dividido por irmãos pode ficar duplamente bagunçado. Portanto, deve haver espaço de armazenamento suficiente para todos. Cada um deve ter seu espaço no armário, nas prateleiras, na bancada de estudos, etc. Se houver muitos objetos sobrando, pode ser preciso abrir mão de algumas coisas, principalmente de itens repetidos. É muito interessante estimular os irmãos a dividir não só o espaço, mas também brinquedos, eletrônicos e até roupas.
Quarto Dividido por Irmãos

Fonte: Houzz – Legacy Classic.

  • Para criar espaços de armazenamento extras explore verticalmente o cômodo com a instalação de nichos e prateleiras. Esses acessórios podem ser essenciais para alocar itens como brinquedos, livros, material escolar e lembranças pessoais de forma mais organizada. Eles devem ser limpos constantemente e mantidos arrumados para deixar o quarto dividido por irmãos com uma aparência sempre apresentável.
  • Para ampliar o espaço visualmente, instale um espelho num local estratégico do cômodo. Combinado com uma boa iluminação, o espelho pode fazer com que o quarto pareça duas vezes maior e mais bem iluminado. Não obstrua a janela com móveis ou cortinas muito pesadas, pois a luz natural ajuda a fazer com que o ambiente pareça mais amplo. Além disso, a janela ajuda na circulação do ar, que é superimportante, principalmente em ambientes compartilhados.
  • Mesmo em um cômodo compartilhado é possível ter privacidade. Para fazer isso, é possível criar uma divisória no quarto utilizando um biombo, uma estante ou, até mesmo, instalando uma cortina. O importante é que essa divisão seja feita de forma justa e que combine com o resto da decoração.
Espaços Pessoais para cada Irmão no Quarto

Fonte: Design Devise.

Gostou dessas dicas? Ou tem mais alguma para acrescentar?

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: