Não tem jeito: ter um quarto pequeno para duas pessoas sempre causa transtornos. Seja para dividir entre um casal, entre irmãos ou por colegas de quarto, o quarto pequeno não só é apertado para se viver, mas também difícil de decorar.

Quarto pequeno para duas pessoasFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

No entanto, com um pouco de imaginação e uma boa dose de paciência, dá para conviver bem em um quarto pequeno para duas pessoas sem que o dia a dia precise virar uma guerra. A arquiteta Leila Dionizios, acostumada a projetar soluções para espaços pequenos, dá algumas dicas para seu ambiente ficar bonito, organizado e ainda parecer maior!

Dicas de decoração de quarto pequeno para duas pessoas

Pare de acumular: a acumulação é um verdadeiro problema! Por isso, o jeito é colocar a mão na massa e arrumar a bagunça. Mantenha apenas as coisas importantes, que estão em uso ou que tenham verdadeiro valor sentimental. O resto deve ser separado e doado a caridade ou jogado fora.

Cores claras para ampliar: na hora de escolher as cores do quarto, os tons claros são sempre uma ótima opção, pois além de neutros, conseguem criar uma sensação de amplitude visual que será importante. Mas quando se fala em tons claros, não significa que apenas o branco que tem vez: tons de cinza, bege e pastéis também são bonitos e ajudam a dar mais vida a decoração.

Móveis para quartos pequenos Fonte: Houzz – ColeBuilt.

Móveis para o quarto: os móveis sob medida com certeza são a melhor opção para ambientes menores, que precisam de soluções práticas que aproveitem cada centímetro disponível. No entanto, nem sempre fazer um projeto sob medida é possível, pois este tipo de móvel costuma ser um pouco mais caro. Neste caso, escolha móveis compatíveis com o tamanho do quarto. Armários com porta de correr são uma boa opção, assim como beliches ou bicamas. Se o quarto for para um casal, é provável que a cama precise ser de um tamanho tradicional ao invés de king size. E, se possível, escolha móveis com mais de uma utilidade, como um puff-baú ou uma cômoda que também possa ser utilizada como penteadeira. Outra preocupação quanto aos móveis é a cor deles. Móveis com cores claras podem ajudar a manter a amplitude visual, principalmente se tiverem um design clean, com superfícies retas. Móveis escuros com superfícies espelhadas também contribuem para o mesmo efeito, enquanto os móveis de mogno devem ser deixados para os ambientes maiores, pois tendem a deixar o espaço mais escuro.

Espelho, um eterno aliado: todo mundo já ouviu dizer que os espelhos contribuem na hora de deixar um cômodo parecendo maior, e isso é verdade. Ao refletir o espaço e a luz, o espelho pode fazer com que o quarto pequeno para duas pessoas pareça até duas vezes maior. Por isso, escolher um espelho de boa qualidade e instalá-lo em um local estratégico pode ser uma importante arma na luta contra a claustrofobia.

Espaço extra nas paredes: mais fácil do que comprar um monte de móveis e viver apertado em um quarto pequeno para duas pessoas é explorar as paredes com algumas prateleiras e nichos. Isso não significa instalar prateleiras do piso ao teto, mas adicionar alguns espaços inteligentes de armazenamento para livros, documentos e alguns acessórios decorativos. O quarto fica ainda mais legal quando é mantido sempre limpo e organizado, sem acumular muitas coisas ou poeira.

Decoração para quarto pequenoFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Dando personalidade: um quarto pequeno para duas pessoas é um cômodo que tende a parecer meio desarrumado se seus donos não souberem como arrumá-lo e tiverem gostos muito diferentes. Por isso, é importante saber distribuir os objetos decorativos para que eles não pareçam jogados pelo cômodo. Ter uma boa roupa de cama, por exemplo, já ajuda bastante. Alguns objetos pessoais, como almofadas, luminárias e fotos dão personalidade ao quarto, deixando-o mais descontraído. Não é preciso cobrir cada superfície disponível com uma coisinha: prefira qualidade à quantidade.

Como arrumar?

Cada layout de quarto é diferente e pode ser arrumado de uma forma. O tradicional é colocar o armário na parede maior e uma cama ao lado da outra, mas nem sempre essa é uma escolha inteligente, pois não deixa muito espaço livre para circulação. Colocar as camas em L, por exemplo, é uma ótima ideia e pode funcionar super bem, dependendo de como for o quarto.

O importante é ter espaço para se locomover sempre que necessário, sem ficar esbarrando em nada, e não obstruir portas ou janelas, por questões de saúde e segurança. Afinal, o ar precisa circular e, no caso de necessidade, é preciso poder sair do quarto com agilidade e rapidez.

Decoração para quarto pequenoFonte: Houzz – Jen Chu Design.

E você? Também tem uma dica para decorar e arrumar um quarto pequeno para duas pessoas? Compartilha com a gente!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: