Fique atento à essas dicas incríveis sobre revestimentos para banheiros e deixe o cômodo mais íntimo da casa confortável e bonito.

Decorar o banheiro é um pouco difícil. Afinal, o banheiro é um cômodo que não exige muitas decorações. Mas se você quer decorar o banheiro de uma forma especial, que tal começar escolhendo os revestimentos para banheiros?

A escolha do revestimento é muito importante, pois ele já é um acessório decorativo por si só. Além disso, os revestimentos para banheiros ajudam o cômodo assumir um pouco do estilo que você deseja.

Revestimentos para Banheiros | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Conheça alguns tipos de revestimentos para banheiros e suas vantagens e desvantagens de incluí-los na decoração.

Pastilhas: as pastilhas são muito bonitas e ótimas para usar como revestimento de banheiro, pois permitem combinações que podem deixar o espaço muito bonito. Elas podem ser de vidro, cerâmicas, de pedras naturais e até de materiais alternativos, como a madeira, que recebe um tratamento especial para não se degradar em contato constante com a água. As pastilhas são um acabamento moderno, bastante resistente a água e a produtos químicos, além de terem fácil manutenção e limpeza. Entretanto, os revestimentos para banheiros de pastilha costumam pesar bastante no orçamento, pois são um pouco mais caros devido as suas qualidades.

Revestimento para Banheiro

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Mármores: os mármores são revestimentos clássicos e nobres, de grande valor estético e com uma aparência bastante natural. Embora extremamente elegante, o mármore é bastante abrasivo, se deteriora com facilidade e exige muitos cuidados na limpeza. Por isso, se você decidir usar revestimento de mármore em todo o banheiro, terá que mandar impermeabilizar tudo. Além disso, o valor do mármore pode sair um pouco salgado, por isso muita gente o utiliza apenas para pequenos detalhes. Para quem gosta deste estilo clássico e de materiais nobres, também pode optar pelo granito, que tem uma aparência natural, mas é muito mais resistente e fácil de limpar.

Ladrilhos: os ladrilhos são revestimentos extremamente versáteis e podem ser utilizados em quase todos os tipos de ambientes. Coloridos, eles criam uma atmosfera alegre e vibrante. O material é bastante resistente e suas cores costumam durar muitos anos.

Revestimento para Banheiro | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Porcelanatos: os porcelanatos são os revestimentos de banheiros queridinhos dos arquitetos e decoradores e estão super na moda. Muito resistente, este revestimento não se desgasta com facilidade em contato com produtos químicos. Atualmente, existem no mercado inúmeras opções de porcelanatos, com diferentes cores, texturas, formas e tamanhos. Além disso, o preço do porcelanato costuma ser bem em conta, principalmente se você usá-lo em todo o banheiro. Entretanto, tome certos cuidados pois dependendo do tipo escolhido de porcelanato. Alguns podem riscar com facilidade e  ser escorregadios quando molhados.

Papel de Parede: se você resolver usar papel de parede para revestir o banheiro, você deve escolher um com acabamento vinílico, pois ele adapta-se melhor a este tipo de ambiente úmido. O papel de parede com acabamento vinílico ou PVC é fácil de limpar e resistente a umidade. Existem diversos tipos de papéis de parede e seus preços podem variar bastante.

Revestimento para Banheiro | Leila Dionizios

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

Madeira: a madeira não é um material muito visto nos revestimentos para banheiros, mas ela pode ser usada, desde que seja tratada para este tipo de ambiente, ou então ela se degradará rapidamente. Hoje, já existem revestimentos, como os de PVC por exemplo, que imitam perfeitamente a madeira. A madeira cria uma atmosfera nobre e aconchegante no ambiente, ajudando naqueles momentos de relaxamento merecidos.

Lembre-se que você não precisa escolher um único tipo de revestimento para banheiro e usá-lo no espaço todo. Você pode combinar cores, padrões e texturas, criando um espaço bonito e exclusivo para você e sua família.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: