Em tempos de Rio +20, a preocupação com o meio ambiente volta a ganhar força. Sendo a construção civil uma das atividades de maior geração de resíduos, nós arquitetos enfrentamos um novo desafio; como projetar, construir e decorar sem agredir o meio ambiente colaborando assim para o desenvolvimento sustentável.

A conscientização pode partir de dentro de casa, com a economia de recursos e de materiais que usamos na decoração dos ambientes.
Hoje temos no mercado, várias opções de materiais sustentáveis e feitos através de reciclados.

Para quem gosta de uma decoração mais rústica, a madeira de demolição reciclada de casarões demolidos sempre é bem vinda. Esse tipo de material traz ao ambiente mais aconchego e, na medida certa, torna o ambiente sofisticado. Esse aproveitamento evita o aumento dos lixões, e dá um destino digno a madeiras nobres.

Rio +20 - Madeira de Demolição

Os revestimentos e pisos de bambu também são um ótima alternativa para decorar sua casa. O bambu cresce em larga escala (é considerado uma espécie gramínia) e pode ser colhido anualmente, sendo abundante e renovável. Além disso, sua taxa de absorção de carbono é altíssima, tornando-o uma excelente opção para renovação do ar que respiramos.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: