A arquitetura sustentável é um grande exemplo de conceito amplo que pode ser aplicado de diferentes formas. Ela representa a ideia de projetos de arquitetura que devem estar em harmonia com o meio ambiente. Dessa forma, os impactos gerados pela construção e pré-construção são reduzidos e os recursos naturais são usados com maior consciência e eficiência.

Se a sustentabilidade está entre os assuntos em alta, seria improvável que ela ficasse longe da arquitetura. São conceitos que andam, por várias vezes, muito próximos. Existem projetos que saem da planta já preparados e pensados com várias atitudes verdes e tecnologias específicas. A arquitetura sustentável pode ser apresentada em casa, desde a sua construção até a rotina dos habitantes.

Saiba mais sobre a arquitetura sustentável e o que ela pode fazer

Fonte: Envato

Arquitetura sustentável e o seu vasto conceito

Além de considerar a redução de impactos ao meio ambiente, a arquitetura sustentável também possibilita, de alguma forma, o desenvolvimento cultural e social. E, mais do que tudo, a partir do momento em que o investimento se paga, ele irá gerar uma economia direta para você.

Isso quer dizer que, além de considerar questões hídricas e energéticas, o(a) arquiteto(a) deve pensar na saúde dos usuários, no tempo de vida do empreendimento e nos materiais e condições de trabalho de quem estará ligado à obra. Por isso o conceito de arquitetura sustentável é tão vasto.

Arquitetura sustentável e o seu vasto conceito

Fonte: Envato

Saiba quais são os benefícios da arquitetura sustentável

O objetivo final da arquitetura junto com a sustentabilidade é oferecer vantagens para quem está naquele ambiente. Não é difícil encontrar alguém que queira ter uma casa bem iluminada e arejada, e ao mesmo tempo, gastando menos energia. Uma residência ecológica ajuda não somente ao meio ambiente, mas também na sua economia e até mesmo na sua saúde.

As práticas da arquitetura sustentável em projetos grandes podem ser ainda muito mais evidentes. Veja quais são as principais:

  • Valoriza o produto e promove um diferencial ao imóvel/construção;
  • Proporciona mais saúde e produtividade para quem utiliza;
  • Diminui riscos;
  • Redução do custo de investimento e operação;
  • Proporciona satisfação por saber que está fazendo uma boa escolha.
Saiba quais são os benefícios da arquitetura sustentável

Fonte: Envato

Muito menos poluição

O telhado verde é um grande exemplo que representa a redução de poluição nesse modelo de arquitetura. Você conhece? Trata-se de uma técnica de arquitetura e urbanismo composta pela plantação de espécies vegetais na cobertura ou utilizado em paredes de residências e edifícios.

Ele auxilia na diminuição da poluição porque realiza a fotossíntese. Ou seja, as plantas absorvem o gás carbônico da atmosfera, fazendo uma limpeza em torno delas. Uma união de telhados verdes em locais com grandes áreas urbanas pode melhorar muito a qualidade do ar daquela região.

Imaginar e inovar

Para uma pessoa criativa, a arquitetura sustentável pode representar uma ótima oportunidade de soltar a imaginação. Isso porque o conceito, devido à sua amplitude, oferece muitos métodos, materiais e estratégias que podem ser usadas em um determinado projeto.

Arquitetura sustentável: a melhor solução

Fonte: Envato

Valores da arquitetura sustentável

Usar soluções sustentáveis na construção não gera um aumento de custo. Ainda mais quando elas são previamente pensadas. Há situações onde os valores podem até mesmo diminuir. Existem, sim, sistemas ambientalmente sustentáveis que podem gerar um custo maior em relação às construções comuns. Mas, a economia gerada durante a ocupação do local já justifica e compensa o valor gasto.

Você está procurando por um escritório de arquitetura no Rio de Janeiro para te auxiliar em algum projeto? Então, conheça a  Leila Dionizios! Ela é a arquiteta responsável pela empresa com consultoria e desenvolvimento de projetos de arquitetura residencial, comercial e de interiores. Além de realizar também projetos luminotécnicos, corporativos e gerenciamento e execução de obras. Entre em contato e faça um orçamento.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: