Decorar uma casa pode ser um prazer mas também um desafio ajustar o gosto pessoal com a funcionalidade do cômodo. E quando o cômodo é comum a todos os moradores da casa, como a sala de estar, ainda é preciso levar em conta o gosto de várias pessoas diferentes para que o projeto seja bem sucedido. Se este é o seu caso, veja algumas dicas de como decorar a sala de estar:

Estilo e funcionalidade

Sala de estar decoradaFonte: Escritório de Arquitetura Leila Dionizios.

A decoração da sala de estar deve ser um reflexo das pessoas que moram na casa, portanto, vale a pena levar em conta o gosto pessoal de casa um na hora de escolher cores, móveis e acessórios. Pode ser difícil, mas não é impossível colocar um pouco da personalidade de cada pessoa em uma decoração.

Aliado a esse gosto, é preciso levar em conta a funcionalidade e o conforto na hora de decorar o cômodo. É importante focar na utilização do cômodo para escolher o que será colocado nele da melhor maneira possível. Se a família se reúne para ver televisão na sala de estar, então um sofá confortável é essencial. Já se a sala de estar é mais para receber visitar, então não é preciso investir em uma aparelho de televisão para ela. Pode valer mais a pena ter uma boa mesa de apoio para servir um lanche, por exemplo. Já aquelas casas que tem um único cômodo que funciona como sala de estar e jantar precisa ter sua decoração muito bem pensada para que tudo funcione com harmonia.

Cores na medida certa

Quando se fala em decoração, uma das primeiras decisões a tomar é quais cores serão utilizadas nas paredes. Elas serão todas de uma única cor? Terá alguma parede de destaque? Quem sabe vale a pena utilizar papel de parede? Ou até um tecido ou adesivo? Pode parecer difícil a princípio, mas essa decisão vai nortear muitas outras.

Sala de estar decoradaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Para não errar, muita gente aposta em tons neutros, como branco, bege, cinza e marrom, que são cores clássicas e que nunca saem de moda. Essa é uma excelente ideia e permite criar uma decoração atemporal, que não precisará ser mudada tão cedo. Quem quer algo mais alegre, mas sem sair do sóbrio, pode utilizar tons pastéis para dar uma leve colorida no ambiente, deixando os detalhes mais brilhantes e quentes por conta de móveis e acessórios.

No entanto, há quem prefira colocar cores mais vivas nas paredes. O ideal é que não se utilize cores muito vibrantes em todas as paredes, para não cansar o olhar. Escolha um local que você deseja dar destaque e utilize a cor para diferenciá-lo, deixando as outras paredes mais neutras. Outra opção para colorir o ambiente são os papéis e adesivos de parede, que estão super na moda e podem criar um diferencial maravilhoso na sala de estar, contribuindo para uma decoração personalizada.

No entanto, antes de sair comprando galões de tinta e rolos de papel, calcule quanto será utilizado para não haver muitas sobras. Afinal, depois, este material terá que ser armazenado em algum lugar ou descartado, e ninguém gosta de desperdiçar dinheiro.

Móveis e acessórios

Sala de estar decoradaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Ao escolher os móveis para decorar a sala de estar é preciso levar em conta não só o gosto e o conforto da família, como também o tamanho do cômodo. Pode ser frustrante ter um cômodo pequeno e querer decorá-lo com móveis enormes, mas pode ser ainda pior comprar móveis que nem sequer cabem na casa! Portanto, é importante saber a metragem disponível para não errar na hora da compra.

O sofá é um dos principais elementos de uma sala, e muitas vezes a distribuição dos demais móveis é, geralmente, feita a partir dele. Portanto, a peça precisa ser bonita, confortável, de ótima qualidade e de acabamento perfeito, o que pode significar um alto investimento. No entanto, um bom sofá pode durar muitos anos, o que o torna um ótimo investimento.

Já os móveis de apoio, como racks, mesas de centro, mesas laterais, estantes, etc, devem seguir o mesmo estilo e qualidade do sofá para que o ambiente fique harmônico. Para quem gosta de peças inusitadas, pode valer a pena investir em uma mesinha de cor ou material diferente, para ter uma peça de destaque.

Sala de estar decorada.Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Para a escolha de um rack, o ideal que seja compatível com a quantidade de eletrônicos que acompanham a televisão. É importante que o móvel comporte todos os aparelhos, como televisão, dvd, blu-ray, decodificador, consoles de video game, etc. Assim, esconda todas os fios para que o rack não pareça estar sempre bagunçado.

Para dar personalidade ao cômodo, os acessórios decorativos são essenciais. Almofadas, cortinas, tapetes, porta-retratos, enfeites e todo o tipo de detalhe ajudam a transformar a casa em um verdadeiro lar e dá aconchego aos cômodos. Só tenha cuidado com os excessos, pois não é preciso preencher cada uma das superfícies vazias com um detalhe. Além de ser um exagero, ter muitos objetos espalhados pela sala de estar pode fazer com que pareça bagunçada, além de acabar dando muito trabalho na hora de limpar.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: