Sim, é possível ter uma decoração barata e elegante. Muita gente sonha em ter uma casa bonita e bem decorada, mas a maioria acha que, para isso, é necessário muito investimento e despesas. Mas, com alguns esforços e boas dicas de decoração, é possível decorar qualquer cômodo sem gastar muito.

decoracao-barata-e-elegante
Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • A primeira mudança que pode ser feita para melhorar a decoração sem gastar nem um centavo é mudar os móveis de lugar. Às vezes, basta recompor o ambiente de uma forma diferente com o que você já possui, para que ele possa parecer mais interessante. Outra opção é trocar os móveis de cômodo: a mesinha lateral pode virar uma mesinha de cabeceira ou então aquele puff que está jogado no canto do quarto pode tornar-se a mesinha de centro perfeita!
  • Outra opção barata e elegante é reformar os móveis que você já possui em casa, mas que estão precisando de uma repaginada. Que tal mudar a cor daquele móvel antigo que você ganhou da sua tia? Ou reformar uma poltrona com a cor bem chamativa, para criar um contraste no cômodo? Só tome cuidado para não se machucar. Se for necessário, procure auxílio profissional.
  • Quem deseja mudar o visual da casa sem gastar muito pode investir na pintura, que é um dos itens mais baratos da hora de redecorar. Vale a pena mudar a cor das paredes: você pode deixar uma mais chamativa e colorida do que as outras, ou ainda utilizar papéis ou adesivos de parede para criar um cantinho único. Não se esqueça de harmonizar as cores das paredes com os móveis, para o cômodo não ficar com aparência desleixada.

dicas-de-decoracao
Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Outra mudança que pode deixar a decoração barata e elegante é trocar as cortinas. Elas são um item decorativo importante, que, ao serem modificadas, podem mudar completamente o visual de um cômodo. Se sua cortina for estampada, que tal trocar por uma lisa? Outra opção muito bacana é trocar a cortina neutra por uma bem extravagante.
  • Uma boa opção para mudar a decoração de forma rápida e barata é trocar os objetos decorativos. Existem milhares de lojas de acessórios decorativos com valores bastante acessíveis, mas é necessário estar sempre atento ao acabamento das peças. Um vaso novo e almofadas para a sala ou uma bela colcha para a cama podem fazer toda a diferença no visual dos cômodos.
  • Para quem gosta de estar perto da natureza, adicionar plantas a decoração é uma ideia econômica e maravilhosa, pois elas trazem cor e vida aos ambientes. É possível comprar uma enorme quantidade de plantas em floriculturas ou em mercados municipais por um preço bastante interessante. Por outro lado, para as plantinhas estarem sempre bonitas, algumas delas precisam de cuidados específicos.

objetos-decorativos
Fonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

  • Pendurar algumas obras de arte na parede muda imediatamente a decoração. No entanto, depedendo do quadro, essa mudança pode sair um pouco caro. Mas se você tem habilidades artísticas, utilize isso a seu favor e pinte algumas telas. O material de pintura não é caro e pode ser reutilizado várias vezes. Outra opção para criar uma obra de arte é separar algumas fotografias, revelar e compor um mural de imagens e memórias. Aproveite para caprichar mas molduras que são vendidas a preços bastante interessantes nas lojas populares.
  • Ainda assim a decoração está meio apagada? Velas decorativas são baratas, elegantes e ainda podem deixar um cheirinho super gostoso na casa. Quando for adquiri-las, tome cuidado com a mistura de essências, para não deixar a casa com um odor enjoativo.

Agora que você já tem várias dicas para uma decoração barata e elegante, é hora de colocar a mão na massa!

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: