Ao realizar um projeto de arquitetura e decoração de um ambiente ou de uma casa inteira, sempre pensamos nas cores, nos móveis e nos acessórios decorativos. Infelizmente, nem todos se lembram também que a iluminação é uma das partes mais importantes do projeto.

A iluminação ajuda não só a iluminar o cômodo: ela pode dar destaque a algo especial, ajudar a esconder alguma imperfeição e dar vida ao ambiente. A iluminação é uma etapa da decoração que demanda tempo e atenção, principalmente porque, além de escolher os locais onde entrarão lâmpadas e luminárias, também é necessário escolher quais os tipos de luminárias mais adequadas a cada espaço, além de projetar toda a parte elétrica para que as instalações sejam seguras. Além disso, as luminárias devem ser eficientes, belas esteticamente e precisam combinar com toda a decoração.

Mas você conhece os principais tipos de luminárias?

Luminárias embutidas

As luminárias embutidas são aquelas que ficam embutidas no forro. Eles deixam o teto com um acabamento bastante minimalista e limpo. Existem diversos tipos de luminárias embutidas. Elas podem ser direcionais ou fixas, ajudando a valorizar objetos de decoração, ressaltar detalhes da arquitetura ou criar algum foco de luz. As luminárias embutidas são bastante recomendadas para ambientes com pé direito baixo.

Tipos de Luminárias

Luminárias Embutidas

Luminárias pendentes

As luminárias pendentes dão um toque decorativo muito especial ao ambiente. Geralmente, elas são utilizadas para criar um foco de luz sobre mesas, aparados, bancadas etc. Como elas ficam penduradas no ambiente e chamam atenção, devem possuir um design agradável e que combine com a decoração do local. As luminárias pendentes precisam ser combinadas com outros tipos de iluminação para que os ambiente fique com a iluminação adequada, lembrando que os pendentes são bem recomendados para cômodos com o pé direito alto.

Tipos de Luminárias: Luminárias Pendentes

Luminárias Pendentes

Lustres

Os lustres têm o mesmo princípio das luminárias pendentes, mas são maiores e geralmente possuem muito mais detalhes. Eles são usados para complementar a decoração dos ambientes e ficam muito bons em cima das mesas de jantar. Os lustres costumam ter lindos detalhes em vidro ou cristal, criando um visual único, cheio de beleza e classe.

Tipos de Luminárias

Lustres

Plafons

Os plafons são luminárias instaladas junto ao teto, produzindo um efeito de luz indireta (iluminação indireta). Elas podem ser usadas em diferentes ambientes, de salas a banheiros, criando um ambiente cheio de charme.

Tipos de Luminárias

Plafons

Arandelas

As arandelas são luminárias próprias para pendurar na parede. Elas projetam uma luz difusa, iluminando indiretamente, e criando um clima aconchegante. Ela pode projetar a luz para cima, para baixo, ou para os dois lados; portanto, antes de comprar qualquer um para o seu projeto, pesquise e procure fazer a escolha certa.

Tipos de Luminárias

Arandelas

Luminárias de mesa e de pé

As luminárias de mesa e de luminárias de pé são, geralmente, usadas para ajudar na leitura. Algumas são bem simples, as outras possuem um design muito bonito e servem também como objeto decorativo, mantendo iluminação direta onde desejar.

Tipos de Luminárias

Luminárias de Mesa e de Pé

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: