Já imaginou uma escola sem salas de aula, sem horários, sem provas? Pois essa escola existe, e além de ser um exemplo de metodologia diferenciada, chama atenção por sua instalação nada tradicional, que estimula a criatividade dos alunos.

Uma escola diferenteFonte: Rede Vittra.

A escola Telefonplan, encontra-se na Suécia, e faz parte de um grupo de escolas públicas administradas pela rede Vittra, que administra outras 34 escolas na Suécia somando um total de 8 mil estudantes matriculados, do ensino infantil ao médio. Segundo o diretor de pesquisa e desenvolvimento da rede Vittra, pedagogia e design têm que andar juntos, para potencializar o aprendizado. É por isso que a Telefonplan conta com uma equipe multidisciplinar formada por arquitetos, professores, designers, artista, comunicadores e algumas crianças.

Planta da Escola TelefonplanFonte: Rede Vittra.

Escola da Rede Vittra na SuéciaFonte: Rede Vittra.

A equipe criativa responsável pela construção da escola foi liderada por Rosan Bosch, que criou o projeto de interiores da escola, incluindo a distribuição de espaço e mobiliário de design personalizado. Todo o design foi pensado para servir como uma ferramenta educacional para o desenvolvimento por meio de atividades. Ao invés de uma abordagem em sala de aula convencional, os alunos são ensinados em grupos ajustados ao seu nível de realização com base em princípios pedagógicos da escola sobre “the watering hole”, “the show-off”, “the cave”, “the campfire” e “the laboratory”(“ o bebedouro”, “apresentar”, “caverna”, “fogueira” e “o laboratório”.

Área de lazer da escolaFonte: Rede Vittra.

Segundo a diretora da Telefonplan, Jannie Jeppesen, “os alunos terão tido acesso a um ensino que os motivou a fazerem perguntas. Eles poderão resolver problemas com criatividade e inovação e eles acreditarão em suas habilidades”, disse. “Uma das nossas principais crenças é que todos os alunos podem ser bem sucedidos na vida”, diz Runnquist, que finaliza dizendo que “A escola precisa ser como a vida. Não faz o menor sentido a criança ser bem sucedida na escola e não ser na vida.”

Escola com design exclusivoFonte: Rede Vittra.

A escola conta com espaços diferenciados de relaxamento, cinema, recreação, além de laboratórios flexíveis que permitem a concentração em temas específicos e projetos. Todo o ambiente interno, repleto de cores e mobiliários planejados, estimulam o processo de criação dos alunos, que podem dedicar-se aos seus projetos e estudos sem estarem trancados em uma sala de aula.

O que você achou? Um escola dessas daria certo no Brasil?

Comente e compartilhe!

 *Esse é um post colaborativo do blog Arquitete Suas Ideias.

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: