Ter uma cozinha americana está na moda. Os espaços integrados agradam a muita gente e têm um charme especial que permite aos cozinheiros interagirem com seus convidados enquanto preparam refeições ou prestam mais atenção à televisão. Mas você conhece as vantagens e desvantagens da cozinha americana?

Vantagens e desvantagens da cozinha americana

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Para ter uma cozinha americana não basta derrubar paredes e instalar balcões. Dependendo de como a cozinha original foi construída, pode ser necessário rever a parte elétrica e hidráulica da casa, além de verificar com um arquiteto quais paredes são estruturais e não podem ser retiradas.

Mas atenção: De acordo com a atual legislação brasileira, qualquer obra ou reforma precisa ter um arquiteto responsável pelo projeto e supervisionando seu andamento. Demolir paredes sem a assistência correta é perigoso e ilegal.

A cozinha americana pode deixar a casa com um clima mais moderno, contemporâneo e elegante. A integração de espaços permite estar na cozinha e se comunicar com quem estiver na sala. Além disso, a possibilidade de ter um balcão ou ilha fazendo a divisão parcial dos ambientes é muito interessante, pois o local é ideal para servir como apoio para as refeições rápidas do dia a dia. Ter superfícies de apoio extras na hora de cozinhar também é sempre um bônus a mais ao preparar as refeições da família.

Para quem possui uma casa pequena, a cozinha americana pode colaborar para deixar os cômodos mais espaçosos. Com menos paredes, tanto a cozinha quanto a sala acabam parecendo maiores e mais bem iluminadas. Assim, é possível utilizar melhor a luz natural e integrá-la com a artificial, o que pode significar uma boa economia com eletricidade.

Ambientes Integrados Cozinha Americana

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Tornar os cômodos realmente integrados pode dar um pouco de trabalho, mas vale a pena quando pensamos no visual final. Os móveis de ambos os espaços não precisam ser exatamente da mesma cor, mas devem combinar para criar a sensação de integração. Uma boa ideia é utilizar o mesmo piso em toda área, dando sensação de continuidade aos espaços.

Por outro lado, ter uma cozinha americana também tem suas desvantagens, principalmente para quem não tem a coifa adequada. Sem a coifa (que costuma ser cara e precisa ser instalada por mão de obra especializada), a gordura e o cheiro da comida podem se espalhar por todo o ambiente, exigindo limpezas mais constantes. A gordura da preparação dos alimentos também tende a grudar nas superfícies e o cheiro a impregnar nos estofados. Portanto, tanto os revestimentos quanto os móveis utilizados nos ambientes integrados podem precisar passar por uma adaptação ou ser trocados.

A ausência de paredes também pode oferecer uma desvantagem: a de ter menos espaço para a instalação de armários de cozinha. Com as áreas restritas para armazenar utensílios e alimentos na cozinha, pode ser necessário disponibilizar outros espaços para dispensa na área de serviço, por exemplo.

Vantagens da Cozinha Americana

Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Além disso, a cozinha deve ser mantida sempre muito organizada. Afinal, toda a bagunça resultante da preparação das refeições fica muito mais exposta devido à ausência de paredes. Louças e utensílios precisam sempre ser lavados e guardados depois das refeições, a fim de deixar os ambientes integrados sempre com uma ótima aparência. Vale lembrar que a louça largada na pia por muito tempo tende a ficar com mau cheiro e atrair insetos, e você não vai gostar que seus convidados vejam isso assim que entram em sua casa.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens da cozinha americana, já pode se decidir qual a melhor opção para a sua casa e o seu estilo de vida.

 

Curtiu? Então faça seu comentário sobre este artigo: